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A ópera acrobática: Strach – Canção do Medo (pdf)

Barbosa, Diocélio – “A ópera acrobática: Strach – Canção do Medo”. IN: O Circo: Ontem e hojeCadernos do GIPE CIT. Salvador BA: ano 25, n. 44, 2020.1, pp. 69-85. (Também disponível, em pdf neste site, no link: Livraria).

RESUMO: Neste estudo traço caminhos reflexivos que levantam questões, contextos e pensamentos em torno da escrita cênica circense, definida como sendo o elemento estruturante de uma encenação que se utiliza da articulação entre os elementos cênicos. Para tanto, estabeleço um diálogo com alguns aspectos da encenação Strach – Canção do Medo, passando pela relação entre a linguagem artística do circo e da ópera para chegar especificamente na arte acrobática. A escolha desta obra se deu em decorrência das provocações trazidas em sua escrita cênica, evidenciadas pelos entrecruzamentos sobrepostos de emoções, deslocando-me, em cada cena, para diversas experiências sensoriais.
PALAVRAS-CHAVE: Circo. Acrobacia. Escrita Cênica Circense. Strach.

ABSTRACT: In this study I trace reflective paths that raise questions, contexts and thoughts around circus scenic writing, defined as being the structuring element of a staging that uses the articulation between the scenic elements. For this, I establish a dialogue with some aspects of the staging Strach – Song of Fear, going through the relationship between the artistic language of the circus and the opera to get specifically in acrobatic art. The choice of this work was due to the provocations brought in his scenic writing, which are evident by the overlapping intersections of emotions, which shifted me, in each scene, to different sensory experiences.
KEYWORDS: Circus. Acrobatics. Scenic Writing Circus. Strach.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA NO CADERNOS GIP CIT

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