Aguiar, Ana Rosa Camillo; Carrieri, Alexandre de Padua. “Água de lona” e “sangue de serragem” nos discursos de sujeitos circenses”. IN: Salvador (BA): O&S – Organizações & Sociedades: Salvador, v. 23, n. 77, p. 247-262, Abr./Jun. 2016. Publicação da Escola de Administração e do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia.
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar como são construídos os discursos sobre a identidade social de circenses e fazer uma reflexão sobre o que tais discursos buscam legitimar e produzir em termos de verdade para os atores sociais estudados. Tem como base uma pesquisa de campo com circenses entrevistados em 31 circos itinerantes, baseamo-nos em Woodward (2005), Silva (2005) para efetuar a análise da identidade como resultado, ato de criação linguística, produto cultural e social; em Foucault (1969, 1975, 1976, 1984a, 1984b, 2003, 2004, 2010) no entendimento das identidades como produtos das relações de poder. Adotamos a perspectiva da apreensão das identidades individuais e coletivas nas práticas discursivas, através da reconhecimento de padrões de práticas enunciativas comuns aos indivíduos, de Souza e Carrieri (2012). Metodologicamente trabalhamos com a ACD, Analise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992). Dois grandes percursos semânticos foram identificados: o da origem circense e da tradição, explicitando o desejo do circense de se diferenciar do outro através de elementos genealógicos, como “sangue de serragem” e, também, de modo de existência como em “água de lona”. Reconhecer o cotidiano dos circos e os enunciados discursivos que se ressignificam constantemente, permite apreender essas organizações que têm se reproduzido no tempo e espaço da contemporaneidade.
Abstract: This article aims to show how discourses about social identity of circus are constructed and askes about the truths that discourses seek to produce and legitimite . It is based on a field survey with 31 raveling circuses. We are based in Woodward (2005), Souza e Carrieri (2012) in the analysis of identity as a result, he act of creating linguistic, cultural and social product; Foucault (1969; 1975; 1976; 1984a; 1984b; 2003; 2004; 2010) in the understanding of identities as products of power relations. We adopt the perspective of Souza and Carrieri (2012) of approach individual and collective identities in the discursive practices. Analysis was