Artigos

Arte e resistência: o circo brasileiro como ferramenta de afirmação social dos corpos marginalizados na contemporaneidade (pdf)

GOMES, Beatriz Abreu. Arte e resistência: o circo brasileiro como ferramenta de afirmação social dos corpos marginalizados na contemporaneidade. In: XV ENECULT – encontro de estudos multidisciplinares em cultura, Salvador, p. 01-11, ago. 2019.

RESUMO: As sociedades contemporâneas caracterizam-se, quase que em sua totalidade, pela lógica capitalista eurocêntrica moderna. Constituíram-se a partir de um pensamento excludente, que ocasionou um processo de desfacelamento das estruturas ditas como “inferiores”, “tradicionais”, “irracionais” e, portanto, “primitivas”. Ideologia que culminou e culmina ainda hoje, através da colonialidade, no apagamento das referências que ligam os indivíduos marginais e grupos marginalizados ao seu mundo social e cultural, provocando, em muitas sociedades, uma crise de identidade cultural. Dentre as tentativas de romper essa lógica e buscar outras ações e linhas de fuga, podemos destacar a arte circense na afirmação dos corpos marginalizados. O objetivo desse trabalho é apresentar e discutir os desafios da arte circense em encontrar meios e maneiras de trabalhar, criar e sobreviver, mesmo estando enlaçado a um sistema que apaga e violenta tudo o que se contrapõe à sua ordem. Nesse sentido, pretende-se mostrar, como a atividade circense no Brasil, através de diversas ações culturais, tem sido uma ferramenta utilizada para a afirmação social dos corpos marginais.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Nova página do Centro de Memória do Circo (website)

Daniel Lopes

Circo na estrada

circon

Circo, teatro e a preparação corporal (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment