Artigos

As particularidades do circo de rua: uma experiência (pdf)

BARRETO, Monica Lua. As particularidades do circo de rua: uma experiência. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, abr. 2023.

Resumo
A rua apresenta-se ao artista circense como uma possibilidade de atuação democrática. Entretanto, ela requer conhecimentos específicos que nem sempre são oferecidos pelos espaços formativos. Apresento, aqui, um relato de experiência de pesquisa realizada no Summer Seminar Writing (about/on/with/at/the) Contemporary Circus, na Universidade de Concordia, em Montreal (Canadá). A experiência consistiu em submeter uma artista de circo com bom domínio de sua modalidade, mas sem experiência de circo de rua, a três incursões em um espaço público. Após cada incursão, a artista teve a colaboração de uma artista de rua experiente para readequar sua apresentação. Sem a pretensão de oferecer um manual de instruções ou
determinar formas de atuação, busco refletir sobre a articulação da teoria com a prática, debatendo, ainda, alguns aspectos da práxis do circo de rua.

 

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Trajetórias Circenses: a produção da linguagem circense por membros da família Chiarini na América Latina nos anos de 1829 a 1840

giane

O Circo como profissão: a formação em Educação Física como suporte para a carreira artística de Gustavo Arruda de Carvalho (pdf)

Silva

Tecnologias digitais na arte-educação circense: relato de experiências empreendidas no Instituto de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim/SP (ICA) (digital)

Silva

Leave a Comment