Nascimento, Maria Silvia do – “Casada consigo mesma: mulheres palhaças e a busca de uma comicidade feminista”. IN: João Pessoa (PB): Revista Ártemis, Revista semestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, vol. XXXVI número 1; jul-dez, 2018, pp. 125-142.
RESUMO: O presente artigo realiza uma reflexão acerca da intervenção artística de palhaças “Casada Consigo Mesma”, criada pela Cia. Asfalto de Poesia. São subsídios para esta análise: o histórico da presença das mulheres na arte da palhaçaria, o estudo dos recursos específicos da linguagem da palhaçaria, as ideias de comicidade e riso e o conceito de paródia. Investiga-se os recursos empregados para a criação de repertório e a consequente renovação da dramaturgia existente nesta linguagem, esboçando o conceito de uma comicidade feminista. Também se analisa as maneiras pelas quais a intervenção artística desestabiliza as imposições ao gênero feminino referentes à instituição do casamento e a padrões de beleza, consolidando-se como uma ferramenta para experiências de uma comicidade feminista.
Palhavras-chave: Mulher. Palhaçaria. Casamento. Comicidade feminista.
ABSTRACT: This article presents a reflection about the artistic intervention of clowns “Married to herself” [Casada consigo mesma], created by Cia. Asfalto de Poesia. The subsidies for this analysis are: the history of the presence of women in the art of clowning, the study of the specific features of the language of clowning, the ideas of comic and laughter and the concept of parody. The resources used for the creation of repertoire and the consequent renewal of the dramaturgy existing in this language are investigated, outlining the concept of a feminist comic. It also examines the ways in which artistic intervention destabilizes the impositions on the female gender regarding the institution of marriage and beauty standards and consolidates itself as a tool for practical experiences of a feminist comic.
Keywords: Woman. Clowning. Marriage. Feminist comic.