Bortoleto, Marco Antonio Coelho; Silva, Erminia – ” Circo: educando entre as gretas”. IN: Revista Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas. Uberlândia MG: v.4 n.2; julho 2017. p.104-117.
RESUMO
Pesquisadores, artistas e críticos coincidem ao apontar as escolas de circo como um “novo” elemento na complexa dinâmica constitutiva do circo contemporâneo, fato que provocou significativas mudanças na sua secular relação com a sociedade. Entre créditos e descréditos, homens e mulheres artistas circenses se mostram potentes para se reinventar, encontrando fendas, brechas, gretas. Assim a formação artística circense, bem como seu reconhecimento e trato nos espaços educativos revelam uma capacidade rizomática ímpar, com soluções profícuas até mesmo nas situações mais estreitas e críticas. Essa conjuntura apertada, não impediu sua expansão, sua presença na educação básica, reverberando inclusive na formação acadêmica. De fato, são os profissionais circenses em todas as origens e espaços que ocupam, que possibilitam
uma vibrante e prometedora presença do circo no âmbito educativo. No entanto, a interação das políticas educacionais com o circo revela-se incipiente, insuficiente e, por vezes, contraditória.
Palavras-chave: Artes cênicas; Educação; Formação Profissional; arte circense;
RESUMEN
Investigadores, artistas y críticos coinciden señalando las escuelas de circo como un “nuevo” elemento en la compleja dinámica de constitución del circo contemporáneo, algo que motivo significativas mudanzas en su secular relación con la sociedad. Entre créditos y descréditos, hombres y mujeres artistas circenses muestran capaces para reinventarse, encontrando brechas, grietas. De ese modo, la formación artística circense, así como su reconocimiento y abordaje en los espacios educativos mostraran una capacidad rizomatica singular, con soluciones positivas incluso en las circunstancias más estrechas y críticas. Esa realidad apretada, no impidió su expansión, su presencia en la educación elementar, reverberando incluso en la formación académica. De hecho, son los profesionales circenses de todas las orígenes y en todos los espacios que ocupan, los que posibilitan una vibrante y prometedora presencia del circo en el
ámbito educativo. No obstante, la iteración de la políticas educacionales con el circo revelasse incipiente, insuficiente e, muchas veces, contradictoria.
Palabras clave: Artes escénicas; Educación; Formación Profesional; Arte circense.
ABSTRACT
Researchers, artist and critics agree when they point out the circus school as a “new” element to the complex, dynamic and contemporary circus constitution, fact that has caused significant changes in its secular relationship with the society. Between credits and discredits, men and women circus artists, show their potential to reinvent finding new cracks and gaps. Therefore, the circus artistic education, as well its recognition and treatment in educational places, reveal a unique rhizomatic ability, with professional solutions even to the narrowest and critic situations. This tight conjuncture did not prevent its expansion and presence in the basic education, even has
reverberated in the academic education. In fact, the circus professional, from all origins and perspectives, would make possible the thrilling and promising presence of circus in the education system. However, the educational policies interaction with the circus reveal incipient, insufficient and sometimes contradictory.
Keywords: Performing Arts, Education, Professional Qualification, Circus Art.