Artigos

Circo, teatro e a preparação corporal (pdf)

BERGAMASCO, José Guilherme Pereira; ALMEIDA, Verônica Fabrini Machado de. Circo, teatro e a preparação corporal. VII Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, v. 14, n. 1, p. 01 – 08, 2013.

 

Resumo: Este trabalho visa estabelecer as relações existentes entre diferentes formas de preparação corporal para Atores e para Circenses, enfatizando suas aproximações e distanciamentos, baseadas na ideia de organicidade e precisão. Pode-se registrar situações de proximidades na preparação corporal do circense e do ator, como também, diferentes possibilidades de preparação com múltiplos reflexos na atuação. Para o alcance desses objetivos, optou-se pelo acompanhamento dos treinos e ensaios dos processos de montagem dos espetáculos cênicos e circenses de um grupo teatral e de um espaço circense, ambos localizados em Campinas/SP. A escolha do grupo teatral recaiu sobre a experiência do Circo K, da Boa Companhia de Teatro e Matula Teatro. Para a observação da preparação corporal circense escolheu-se o espaço “Cia do Circo”, por se tratar de um espaço que guarda a tradição circense. Percebeu-se que para o artista cênico não se tem um método especifico de preparação corporal dada a abrangência de suas possibilidades cênicas; o mesmo não ocorre para o artista circense que tem suas ações ancoradas na virtuosidade acrobática. Porém ambas as artes são realizadas por meio de ações e reações físicas tendo o corpo como veiculo para expressão e criação artística.
Palavras-chaves: Circo. Teatro. Preparação Corporal.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

El Circo de Buenos Aires y sus Prácticas: definiciones en disputa (pdf)

circon

Circo e Futebol: O Festival Artístico Sportivo em São Januário (anexo)

Silva

O ensino de arte circense no Brasil. Breve histórico e algumas reflexões

circon

Leave a Comment