Silva, Erminia – “Circo-teatro e suas dramaturgias”. IN: Martins, Bene; Charone, Olinda; Maués, Marton (organizadores): Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida (recurso eletrônico). Belém: Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA, 2019. – (Memória; 4 ), pp. 53-66
A cada vez que uma pesquisa sobre a produção das artes do circo tem início, inúmeros conceitos representação são levantados. É normal, e isto vale para qualquer campo de pesquisa – acadêmico ou não. Mas, é preciso pensar que alguns (ou muitos) desses conceitos utilizados para definir o que significa as várias práticas circenses, carregam em si uma firme proposta de serem “a verdade” ou respostas únicas, contendo “verdades absolutas” sobre o que se quer demonstrar. Nesse sentido, proponho não trabalharmos com conceitos representações, ou seja, definições pré-estabelecidas que tentam, de antemão explicar e/ou encaixar sobre as fontes pesquisadas, para torná-las universais no tempo.
Não é possível realizar essa tarefa sem entender o quanto há, aí, inscritas histórias de vidas e de existências, experiências fabricadas por vários artistas, circenses que construíram e constroem a diversidade de formas de se produzir o circo/circo-teatro/música/teatro/dança, tudo junto e ligado, coproduzidos ao mesmo tempo, rizomáticos.
O tema aqui é sobre o circo-teatro e suas dramaturgias, e já de início parabenizo o título da mesa pensada no plural das dramaturgias circenses da teatralidade circense, em uma de suas expressões como circo-teatro.
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