Quando chegamos a Ubatuba, em janeiro de 2009 [deste ano], pouco havia sido feito de trabalho circense, na cidade. Havia algumas aulas, em academia, outras poucas – numa escola particular e numa escola municipal, na praia de Itamamabuca. Mas focos isolados e distantes uns os outros.
No mês de março, Michele Mozena começou a dar aulas pela Fundart – fundação cultural que faz as vezes de Secretaria da Cultura, no município.
De cara notamos o interesse das pessoas pelo Circo, formando duas turmas, com vagas totalmente preenchidas. Ao longo dos primeiros meses de trabalho. Tecido acrobático, lira, trapézio, perna-de-pau e acrobacias encantaram os alunos que, rapidamente e devido à dedicação que tiveram, aprenderam, criaram e mergulharam no universo circense.
Formaram a 1ª. TRUPE CIRCENSE DE UBATUBA, que tem se apresentado em eventos importantes da cidade, como a Festa de São Pedro Pescador (a maior realizada aqui) e o Festival Gastronômico. A trupe já tem um perfil no Orkut (1ª. Trupe), um slid show, no youtube e está em evidência na imprensa local: jornais, e na rede de internet: na programação da TV Litoral e Revista Ubatuba Em Revista .
De minha parte, além da Cia. Os Abençoados por Cunhambébe, que dirijo, estou com duas turmas de alunos de Teatro, montando esquete de palhaço e comédia de circo: “Dr. Redondo” e “Um Criado do Barulho”.
Estamos na área!
Heyttor Barsalini – ator e diretor teatral, especializado em comédia. Co-autor, com Isiely Aires, do livro “Comédias de Circo-Teatro” – Ottoni Editora. Dirige a Cia. Os Abençoados por Cunhambebe (Ubatuba) e alguns espetáculos da Cia. Nós Mesmos (Itu). Seu site é: www.humorcaipira.com.br.
Michele Mozena – atriz e artista circense, criou a Casa da Girafa – aulas de Circo, em Campinas, onde deu aulas e realizou apresentações de 2003 a 2008. Trabalhou em espetáculo dirigido por Wladimir Capela, no Hopi Hari e em diversas cias. teatrais de Campinas. Atualmente é professora de Circo pela Fundart e dirige a 1a. Trupe Circense de Ubatuba.