Denis Pimenta conversa, por vídeo conferência, sobre o livro: “Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil” com a autora Ermínia Silva, 14.08.2020.
Denis Pimentta, nasceu em 1974. Graduado em publicidade, foi uma pessoa “normal”, até os 28 anos, quando escolheu sobreviver da arte. Formou-se em teatro e especializou-se na palhaçaria. É ator profissional, palhaço e doutor besteirologista. Atualmente está em Araraquara-SP, onde é membro do Conselho Municipal de Cultura na cadeira de circo. É pesquisador auto-didata do humor, da palhaçaria e da arte circense. Na pandemia de 2020 escolheu pesquisar a vida e obra do Palhaço Benjamim de Oliveira e está produzindo conteúdos virtuais fomentados pela Secretaria Municipal de Cultura da Araraquara.
Erminia Silva, possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutorado em História da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Autora de dois livros: Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil (Altana, 2007); e Respeitável Público… o circo em cena (junto com Luiz Alberto de Abreu) (Funarte, 2009).Desenvolve atividades de formação e de pesquisa na Escola Nacional de Circo – Funarte (RJ); Co-coordenadora do Grupo Circus – FEF-Unicamp. Professora Convidada do Programa de Pós-Graduação em Artes Mestrado, Disciplina: Tópicos Especiais, Área de Concentração: Artes Cênicas, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita UNESP. Professor Responsável: Mario Fernando Bolognesi, de 2011 a 2013. Coordenadora, junto com Daniel de Carvalho Lopes do site www.circonteudo.com.br que tem um vasto banco de dados sobre a arte circense no Brasil e que tem sido referência, inclusive, para trabalhos acadêmicos no campo da história da cultura e das artes cênicas Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, circo-teatro, artes cênicas, cômico, teatro-filosofia e formação de ator. Vem produzindo conhecimento na interface entre a história do circo, com ênfase no Brasil, e a construção da memória, científica ou não, da produção cultural na sociedade brasileira, em particular do século XIX até hoje, no XXI. Tem debatido de modo produtivo sobre a produção do circo-teatro no Brasil e os estudos acadêmicos brasileiros sobre o teatro, a música, o rádio, o cinema e a televisão, utilizando-se da teatralidade circense como analisador dessa construção.