Festival Gargalhada – II Encontro de Palhaços em Arapiraca – AL

Enquanto o Mundo gira, os palhaços já invadiram, pela segunda vez, a cidade de Arapiraca, em Alagoas. É o II Encontro de palhaços – Festival Gargalhada, que começou oficialmente ontem [25.03.2011], e a todo vapor, ou melhor, a todo riso.

Já as 09:00 da manhã, a cidade acordou com uma palhaceata, regada a muita maquiagem e figurino, bonecões caracterizados de palhaço e umamultidão que seguiu a Turma do Biribinha – anfitriã do evento – pelas ruas do centro da cidade.

Logo após, o palhaço Viralata – esse sou eu – teve a honra de se apresentar em praça pública, para uma platéia de estudantes uniformizados, palhaços improvisados, grandes mestres do riso como Biribinha e Tubinho, e, principalmente, pessoas que passavam e eram atraídas pelos risos da platéia. Maravilha, escrevo e me “arrupio”….

A tarde, foi a vez de abrir a “Exposição sobre palhaços”: simples eatraente, a exposição contacom diversos objetos curiosos sobre o mundo claunesco. O colorido dessa exposição comprova que o sonho de se ter um “Museu do Palhaço” é viável, é possível… eé necessário.

Pela noite, vez primeira, tive a oportunidade de assistir ao espetáculo do Tubinho – “O Rei-ei-ei do Riso-so-so!”. Três artistas maravilhosos, três pessoas maravilhosas em cena, despejando sua energia e verve cômica para o delírio do público (acabo de ouvir ao meu lado um professor universitário, que veio a um congresso aqui em Arapiraca, dizer a atendentedo hotel: “ontem o negócio lá do palhaço  foi maraviloso, muito bom… hoje tem mais?!”) . Então, justo nesse momento que tanto se fala das peripatéticas peripécias de Tubinho nas terras de Ibiúna, podemos incluir Arapiraca como novo território Tubélico: aqui, Tubinho também é rei do riso.

Mas não podemos deixar de dizer que, apesar de Arapiraca receber vários palhaços do Brasil, aqui quem reina mesmo é Biribinha e sua Turma: conhecido e querido por todos, o palhaço-mor de Arapiraca, o Mestre do Riso por estas bandas – e que já se fez mestre pelo nosso Brasil afora, participando de inúmeros festivais e outros eventos, invadindo inclusive a Terra do vikings, e sempre com o mesmo sucesso e simpatia.

Isso porque Biribinha e família, Biribnha e turma, trazem na veia o prazer de fazer rir, a alegria de estar no palco, paraagradar tanto crianças quanto adultos.

Conheci a Turma do Biribinha em 2006, eu assistindo e me emocionando com o “Reencontro de palhaços…” e, desde então, mantivemos contato. Agora, tenho a oportunidade de ver Biribinha e sua parceira Pipoca fazendo estripulias para crianças das escolas de Arapiraca. Palhaços, malabarese bonecos provocando, no público infantil, um gostoso delírio de felicidade, de alegria: gritos histéricos contagiando de alegria anós adultos ali presentes.

E ainda tem mais: hoje teremos debate, oficina e o espetáculo do amigo Ésio Magalhães: “Ciro Do Só Eu”, com Zabobrim… e até domingo, muito riso ainda vai rolar solto.

Obrigado Teófanes Biribinha e Teófanes Mixuruca  pela oportunidade ímpar de participar deste festival.


Segue o link sobre a abertura do FESTIVAL GARGALHADA – II Encontro de Palhaços em Arapiraca – AL
www.arapiraca.al.gov.br

Related posts

#3 – A Contemporaneidade circense: perspectivas históricas e reinvenções pós-covid

giane

Meus 50 Anos

circon

#3 Histórias do Rosa dos Ventos – A Carteirada em Floripa

Silva