A Cia Lua Crescente (criada em 2002 com o objetivo de “estudar as contribuições do circo para o teatro”) foi uma das contempladas com o último Prêmio Carequinha da FUNARTE, a partir da suplementação orçamentária que garantiu ampliar quantitativo e qualitativamente o fomento ao segmento do circo no Brasil. A idéia inicial do Projeto era promover a discussão entre artistas que transitam entre a linguagem do circo e do teatro, fortalecendo conceitos, ideologias e práticas estéticas.
Mas o II Encontro de Circo-Teatro Lua Crescente, realizado no período de 03 a 07/03/2010 em João Pessoa – PB, apontou para várias direções, sem cometer o erro de tornar-se confuso ou disperso. A parceria com o piollin Centro Cultural qualificou técnico e politicamente o Encontro. E a associação com o V Festival Paraibano de Palhaços chamou a atenção de artistas e do público para o ofício do palhaço e seus movimentos organizacionais e de pesquisa.
O Encontro e o Festival promoveram quatro oficinas: Aeroaulas com as Aeromoças (RJ), Palhaços com Tchesco Vilares (RJ), gestão para autonomia e produção cultural com Flávia Berton (RJ), e gestão para sustentabilidade de circos com Williams Sant’Anna (PE); e seis dias de apresentações na Lona da Praça Dom Adauto no centro de João Pessoa. Ainda houve espaço para a exibição de filmes nos bairros, exposição, debates, lançamento de livro, intervenções urbanas, cortejo, reunião do Fórum Paraibano de Circo e, enceramento festivo com direito ao show da banda paraibana Cabruêra.
No picadeiro da Lona da Praça Dom Adauto se apresentaram artistas consagrados da Paraíba como o Palhaço Xuxu (Luiz Carlos Vasconcelos) e a Agitada Gang, alunos da Piollin e da Lua Crescente, grupos com trajetórias consolidadas como o Circovolante (Mariana – MG), Ser Circo (Aracaju – SE), Circo Da Trindade (Recife – PE), Tropa Trupe Cia de Arte (Natal – RN) e Aeromoças (Rio de Janeiro); artistas do Circo Disney e do Americano; e o solo O Pregoeiro com Marcio Libar (Rio de Janeiro), para um público vibrante e participativo que lotou a arquibancada todos os dias.
A troca de experiências entre os artistas – nos momentos formais e nos informais, contribuiu para fortalecer laços afetivos, fomentar a reflexão sobre a necessidade urgente da organização do movimento para a consolidação e garantia dos direitos e, conseqüentemente, uma intervenção maior na formulação de políticas públicas para o circo.
Na reunião do Fórum de Circo da Paraíba (criado em 2007), que aconteceu no último dia do evento, algumas questões importantes foram levantadas e agendadas para discussões e ações futuras que, certamente ocuparão as pautas de diversas outras reuniões: apropriação das deliberações da II Conferência Nacional de Cultura; promoção de encontros com os poderes públicos municipais e estaduais para discutir a problemática do circo na Paraíba; análise de alternativas para a organização do segmento no Estado (conhecendo outras iniciativas, como por exemplo, as Associações de Pernambuco e do Ceará, a Asfaci e a Abracirco, e a Cooperativa Paulista de Circo – o que fazem, como se organizam, quais os problemas que enfrentam e que mudanças provocaram na promoção do circo a partir de suas instituições?); conhecimento de ações públicas para Circo (exemplo: qual o conceito de política e as ações implantadas pela Funarte, Prefeitura do Recife e de São Paulo, Governo de Pernambuco, da Bahia e do Ceará?); estreitamento da relação com o Sated-PB e com outras instituições que podem contribuir com o Circo como o Sesc, Sesi e Sebrae.
A maior contribuição do Encontro e do Festival foi a demonstração prática de que é possível reunir sob a mesma lona trupes, pesquisadores, artistas tradicionais e poder público para apresentar, assistir, discutir, promover e estimular o Circo.
Com excelente organização e estrutura o II Encontro de Circo-Teatro Lua Crescente e O V Festival Paraibano de Palhaços, que contou ainda com o patrocínio do Programa Cultura Viva – Cultura, Educação e Cidadania; do Areté – Eventos em Rede; do SEBRAE – PB; da Prefeitura de João Pessoa; do Governo da Paraíba; da Ótica 2 de Fevereiro e do J.R. Hotel, caminha para tornar-se um momento importante de fortalecimento do Circo no nordeste brasileiro.
Por fim, vale registrar e parabenizar toda a equipe de organização do evento: Robertânia Barros, Simone Alves, Cleber Marinho, Judson Magnus, Antônio Odécio, Marcelina Moraes, Rosana Figueiredo, Mércia Felinto e Diógenes de Luna.
Aplausos calorosos para a Cia de Teatro-Circo Lua Crescente e para o Centro Cultural Piollin. Aplausos!!!