Mapeamento de Espaços Formativos em Atividades Circenses

MAPEAMENTO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EM ATIVIDADES CIRCENSES

Desde 2010 o Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS) da FEF – Unicamp realiza diferentes mapeamentos (produção acadêmica; pesquisadores; …) e de modo mais específico, desde 2010, começamos a organizar um mapa da formação em circo no Brasil (Duprat, 2014; Rodrigues, 2019; Baptistotti, 2019).  A partir de 2018 o projeto ganhou força em virtude das pesquisas de doutorado “ESCOLAS DE CIRCO E A ARTE CIRCENSE DE RUA: RELAÇÃO DIALÓGICA?” realizada por Lua Barreto; e  “AS MULTIPLAS ARTES DE FORMAR PALHAÇAS E PALHAÇOS PELO BRASIL”, realizada por Felipe Braccialli, ambas com financiamento (bolsa) CAPES. Essas pesquisas estão sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto e colaboração d@s pesquisador@s do CIRCUS e alguns parceir@s externos.  Cabe reforçar que esse empreendimento se apresenta em acordo com as demandas nacionais (SESC, 2005; DUPRAT, 2014), incluindo a de formação, prevista no Plano Nacional de Cultura (2005-2010) e que ainda não foi plenamente implmentado.

Objeto do mapeamento: Consideramos espaços formativos aqueles estabelecimentos que oferecem o ensino do circo de forma regular, considerando distintas formas de ensino (cursos livres, cursos profissionalizantes, …) e demais variáveis (duração, participantes, níveis, …).

Método: Para o desenvolvimento deste mapeamento foi realizada uma extensa e exaustiva busca via internet, com um criterioso sistema de validação (via e-mail, telefone, contato via redes sociais). Foi disponibilizado ainda um questionário online divulgado em diferentes plataformas e mídias sociais, para ampliar e aprofundar os dados.

IMPORTANTE: Caso possa contribuir para atualizar, aperfeiçoar ou corrigir alguma informação do mapeamento ou tenha algum dado que possa ser incluído, convidamos para que acesse o seguinte formulário.

Entenda o mapeamento Reportagem da equipe de Jornalismo da Unicamp + VIDEO + PODCAST.

Já o mapa do ensino do circo você confere aqui

Referências

BARRETO, Mônica Alves; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Por um mapeamento das escolas de Circo–estudo preliminar. Anais ABRACE, v. 20, n. 1, 2019.

BRACCIALLI, F.; BORTOLETO, M. A. C. . Sobre a formação de palhaço no Brasil. In: 9º Seminário de Pesquisa em Andamento, 2019, São Paulo. Caderno de Resumos Expandidos. São Paulo: PPGAC/CAC/ECA/USP, 2019. v. 2. p. 119-120.

CORREA, Milena Camargo. Investigando a formação de professores de aéreos da Região Metropolitana de Campinas-SP. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Graduação em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas, 2019.

NUNES, João Gabriel Baptistoti. Ancoragens e segurança no circo. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Graduação em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas, 2019.

DUPRAT, Rodrigo Mallet. Realidades e particularidades da formação do profissional circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior. Doutorado em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas, 2014.

Informações complementares:

Mapeamento de CIRCOS no Estado da Bahia 2014

Mapeamento dos CIRCOS por região Governo Federal

Entidades de Classe – Circonteúdo – Escolas NORDESTE –  SUL – SUDESTE – NORTE – CENTRO OESTE

MATTOS, M. F.  Mapeamento das famílias circenses de Minas Gerais.

Mapa Cultural de Belo Horizonte (MG) – CIRCO (espaços)

Related posts

Nota: O Circo na Europa

circon

Itaú Cultural – Festival Arte como Respiro – Sob a lona em movimento: formação, vínculos e histórias a partir da vivência com o circo

Silva

O rei Momo: mitologia grega, circo, carnaval e cinema

circon