O Palhaço Cocada !

Altair Farias de Sousa, o saudoso Palhaço Cocada:

Julho de 2008. Retiro dos Artistas, Rio de Janeiro. Na época, juntamente com alguns amigos, eu começava a entrar nesse mundo do palhaço. Eram as primeiras visitas da Trupe Fadas e Palhaços, criada por fãs da Trupe O Teatro Mágico. Mais tarde, esse mesmo grupo se tornou o Projeto Baguncitos, que tinha o seu foco na promoção da alegria para idosos institucionalizados.

Mas estamos em 2008. Primeiras visitas da Trupe Fadas e Palhaços.. Ainda não sabíamos direito o que significava tudo aquilo, mas queríamos fazer alguma coisa bacana. Esse era o espírito. Era nossa segunda ou terceira ação. Por conta de vários fatores nós escolhemos o Retiro dos Artistas, onde por sinal, fomos muito bem recebidos pelo Stepan Nercessian e pelo Henio Lousa, que foi quem nos levou para conhecer a instituição. Chovia bastante.

Entramos em uma das instalações e cantávamos músicas da Alcione e d´o Teatro Mágico para Dirce Migliaccio, Elizeu Félix e Jupiracy Lopes quando a porta se abriu:

“Bom diaaaaaa.” Assim disse um senhor sorridente, com os braços abertos.

“Bom diaaaaa.” Respondemos todos.

“Sejam bem vindos e bem vindas!” “E hoje tem marmelada?”

“Tem, sim senhor!”

“E hoje tem goiabadaaaaa?”

Ah, quem é palhaço sabe que muitos dos momentos mágicos que passamos no palco, ou no contato direto com o público, dificilmente podem ser traduzidos com palavras. Principalmente se tratando de um texto curto. Sei, portanto, que jamais darei conta de expressar como foi lindo aquele nosso encontro com o Palhaço Cocada. Foi uma experiência muito importante, já que escolhíamos o caminho do palhaço, mas não esperávamos encontrar um ali. Conversamos muito, conhecemos suas casa, ouvimos suas histórias, dicas…

Cocada nos deixou recentemente e embora não dê conta de escrever sobre a beleza singular deste encontro, aproveito o espaço para lembrar desta carismática figura que tem um espaço grande na memória de todos nós que lá estivemos.

Abaixo, compartilho um vídeo do Cocada falando sobre o improviso:

Grupo que visitou o Retiro comigo:
Palhaços: Rodrigo Adelson (Tio Rô) Diego Unitelli e Karen Guimarães (Primeira Dama); a bailarina Clarissa Soares (Fadinha Clara); o músico Michel Ramos e a atriz Priscila Maria.

Ele faleceu em 14 de maio, segundo a publicação do Face do Retiro dos Artistas:

https://www.facebook.com/photo

Related posts

Entrevista: O circo da fronteira: a Escola Cia da Lona de Corumbá – MS

circon

Contemporaneidade circense e reinvenções pós-covid / com Ermínia Silva – Colunistas

Silva

Grupo Trampulim – Entre Vistas – Sílvia Leblon e Montserrat Trias

Silva