V Festival de Circo de Campo Mourão, 2012.

V Festival de Circo de Campo Mourão, 2012 (veja programação completa)

Sinto-me previlegiado de poder acompanhar mais um festival de circo e ver de perto como o Paraná  vem construindo um movimento de troca e fomento entre escolas e companhias circenses.

Ainda que existam muitas diferenças entre, e percebemos rapidamente algumas delas, ainda há uma relação de respeito e troca entre estes sujeitos que hoje fazem parte da ação circense no estado do Paraná.  Há ainda mais interesse pela troca, pela convivência, do que pela inveja ou a desunião.

É incrível ainda ver como algumas escolas e trupes têm conseguido montar um estrutura, superar dificuldades e oferecer circo de qualidade para centenas de crianças e jovens. É ainda mais impressionante, ver como tais iniciativas tem em jovens de 20 e poucos anos seus pilares centrais, jóvens que abdicam de muitas coisas por um ideal e que assumem responsabilidades enormes (de educar, formar, administrar, …) frente a estas instituições. Isso tudo me deixa muito feliz, pois não raramente vejo jovens que não querem assumir nenhuma responsabilidade, que não querem enfrentar desafios e que se isentam de suas responsabilidades sociais.

Espero que estes exemplos, de liderança e atitude juvenil sirva para a construção de um futuro ainda melhor para a arte circense no paraná e fora dele. Foi lindo ver uma lona de circo na praça central, repleta, com o pano de roda levantado para que mais gente pudesse ver os espetáculos.

E tudo isso gratuitamente! Parabéns a todos!

Saudações,
Marco. Bortoleto.

Related posts

O corpo do perfomer no circo e no circo social

circon

Grupo Trampulim – Entre Vistas – Sílvia Leblon e Montserrat Trias

Silva

Festival Internacional de Circo SP 2020 – 150 anos de Benjamin de Oliveira

Silva