Soares, Marisa Ribeiro – “Composições clownescas”. IN: Repertório , Salvador, ano 23, n. 35, p. 137-159, 2020.2.
RESUMO: Este artigo é um convite para percorrer a palhaçaria sob a perspectiva de uma narrativa autobiográfica e transversal. Com o objetivo de me aproximar da potência clownesca, busco um diálogo com os encontros e experimentações clownescos, propriamente as vivenciadas através da Cia da Bobagem, em suas criações e suas composições, principalmente através de residências artísticas, e me dedico ao compartilhamento desses conhecimentos. Apoiada, de um lado, por um material empírico enriquecido pelas experiências artísticas e, por outro lado, por uma metodologia cartográfica, essa trajetória busca ir ao encontro da palhaçaria como a arte de provocar o riso. Numa caligrafia de afetos uma paisagem da aventura clownesca começa assim a se estabelecer no horizonte e revela sua multiplicidade de sentidos e suas transformações diante do “respeitável público”.
Palavras-chave: Palhaçaria. Riso. Clownesco. Residências artísticas.
ABSTRACT: This article is an invitation to go through the clown from the perspective of an autobiographical
and transversal narrative. In order to get closer to the clowning power, I seek a dialogue between meetings and experiments, properly those experienced in the Cia da Bobagem with their creations and compositions, mainly through artistic residencies. I dedicate myself to share this knowledge. Supported, in one hand, by empirical material enriched by artistic experiences and, in the other hand, by a cartographic methodology, this trajectory seeks to meet the clown as the art of provoking laughter. In calligraphy of affections, a landscape of clowning adventure begins to establish itself on the horizon and reveals its multiplicity of meanings and its transformations in front of the “respectful public”.
Keywords: Clownery. Laught. Clownesco. Artistic residencies
RESUMEN: Este artículo es una invitación a investigar el clown desde la perspectiva de una narrativa autobiográfica y transversal. Para acercarme al poder del clown, busco un diálogo entre encuentros y experimentos, propiamente los vividos en la Cia da Bobagem con sus creaciones y composiciones, principalmente a través de residencias artísticas. Me dedico a compartir este conocimiento. Sustentado, por un lado, en material empírico enriquecido por experiencias artísticas y, por otro, en una metodología cartográfica, esta trayectoria busca encontrar al payaso como el arte de provocar la risa. En la caligrafía de los afectos, un paisaje del aventura del payaso comienza a afianzarse en el horizonte y revela su multiplicidad de significados y sus transformaciones frente al “respetuoso público”.
Palabras clave: Payasada. Risa. Clowning. Residencias artísticas.