Artigos

Considerações entre: ação cômica, presença e dramaturgia em solos de palhaços (anexo)

Escobar, Henrique Viana – “Considerações entre: ação cômica, presença e dramaturgia em solos de palhaços”. IN: Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UnRio, 2009.

http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/730

RESUMO: Partindo de um olhar sobre a arte contemporânea, esta pesquisa busca aprofundar questões sobre presença de ator (incluindo corpo, presença plena e presença como ausência) e dramaturgia a partir de três solos de palhaço: O Pregoeiro, de Marcio Libar, La Scarpetta, de Ricardo Puccetti, e Jeanne D´arpo, de Gardi Hutter. A análise destes espetáculos envolve a discussão sobre processos de formação do palhaço (oficinas de iniciação e oficinas de técnicas de comédia para construção de números: A Nobre Arte do Palhaço, de Márcio Libar, Retiro de Clown, do grupo Lume Teatro, Máscaras Xamânicas, de Sue Morrison, e Técnicas de palhaçaria clássica, de Nani Colombaioni) e sobre as diferentes temporalidades do conceito (ao qual se deseja chegar) de ação cômica, tendo como referência textos de Jacques Derrida, Renato Ferracini e José da Costa, entre outros autores.

Palavras-chave: Comédia, técnica, ator

CLIQUE ABAIXO PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

henrique-v-escobar-consideracoes-entre

 

Related posts

El arte como herramienta de intervención social entre jóvenes en la ciudad de Buenos Aires. La experiencia de “Circo Social del Sur” (pdf)

circon

O jogo dramático e o mimo: correlações entre Jean-Marie Conty e Jacques Lecoq (pdf)

Daniel Lopes

E o palhaço brasileiro? O que é? – parte 2 – Os palhaços no Brasil Império (pdf)

circon

Leave a Comment