Artigos

Considerações sobre a escassez de mulheres palhaças no circo itinerante de lona brasileiro durante a primeira metade do século XX (pdf)

Leite, Amanda Dias/ Maletta, Ernani; Silva, Erminia – “Considerações sobre a escassez de mulheres palhaças no circo itinerante de lona brasileiro durante a primeira metade do século XX”. SEPOGA – Anais do Seminário da Pós-Graduação em Artes na UFMG, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2015

RESUMO: Com o objetivo de identificar circunstâncias ligadas à escassez de palhaças no circo itinerante de lona brasileiro ao longo da primeira metade do século XX, abordaremos neste artigo algumas das especificidades referentes à forma de organização do trabalho, ao modo de produção dos espetáculos e aos processos de transmissão de conhecimentos empregados por grupos familiares circenses que atuaram no referido contexto. Serão mencionadas algumas tensões existentes na relação entre o circo e as cidades, bem como parte das estratégias desenvolvidas pelas famílias circenses como forma de mediação desses conflitos. Dentre as principais referências adotadas como base para o desenvolvimento da argumentação figuram estudos desenvolvidos por Erminia Silva e Regina Horta Duarte, além de trabalhos recentemente publicados acerca da presença feminina na palhaçaria. A partir dos dados apresentados, procuraremos examinar as relações entre o contexto histórico e cultural em que se inseria a produção dos referidos grupos circenses e o fato de que não era comum a presença de mulheres palhaças em seus espetáculos.

PALAVRAS-CHAVE: mulheres palhaças; circo-família; circo itinerante de lona; circo brasileiro

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

“Navalha não corta seda”: Estética e Performance no Vestuário do Malandro (pdf)

Daniel Lopes

Astley 85/2004

circon

A Política do silêncio: Mário de Andrade, o teatro musicado e a presença estrangeira na São Paulo dos anos 1920 e 1930 (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment