Artigos

Crítica – A apropriação poética do Circo Teatro Palombar (pdf)

SANTOS, Valmir – “A apropriação poética do Circo Teatro Palombar”. In: www.circoteatropalombar.com.br. 

Ao prefaciar o livro Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil (2007), da pesquisadora Erminia Silva, o dramaturgo Luís Alberto de Abreu sublinha o raciocínio da autora “de que o circo, muito além do espetáculo, muito além da imagem desqualificadora de ‘melodrama, acrobacia e palhaço’ que lhe tem sido atribuída, esconde um processo de formação artística para o qual devíamos olhar mais atentamente”.

Essa percepção é exemplar no caso do segundo espetáculo do Circo Teatro Palombar, A novidade é milenar, sob texto e direção de Adriano Mauriz. Aos cinco anos de trajetória, o grupo de iniciantes de Cidade Tiradentes, bairro da zona leste de São Paulo, expressa segurança técnica conjunta para navegar pelas potencialidades estéticas e poéticas da cena.

A imersão dessa juventude na cultura circense é reconhecível por meio da gestualidade (pantomima), da performance física (notadamente o número da báscula, a balança com base horizontal equilibrada no jogo do peso corporal) e da comicidade nuançada (como na figura pulverizada do palhaço, a perna de pau, o monociclo).

O espetáculo é ágil na superposição de linguagens. Há contaminações no campo da música (execução de instrumentos de percussão e sopros), do teatro de rua (a habilidade para interagir na roda/picadeiro capturando cada olhar da plateia, influência direta do Grupo Pombas Urbanas, como que padrinho que dá asas ao Palombar) e do teatro de formas animadas na manipulação de boneco, numa breve citação.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

Atividade circense na Educação Física escolar (pdf)

circon

Atividades circenses na escola: a prática dos professores da rede municipal de Campinas-SP (pdf)

Daniel Lopes

Circo na Educação Física: contribuições de um projeto de extensão na formação do licenciado (pdf)

circon

Leave a Comment