Artigos

Dança, circo e risco: diálogos na cena contemporânea (pdf)

Peixoto, Bianca Simões – “Dança, circo e risco: diálogos na cena contemporânea”. IN: Revista ASPASRevista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), v. 3 n. 1 – 2013, pp. 85-95.

Resumo: Este artigo aborda questões sobre o processo de hibridização que vem ocorrendo entre os campos artísticos da dança e do circo na cena contemporânea, apoiando-se, principalmente, em estudos realizados nas áreas da Teoria Geral dos Sistemas, Teoria do Corpomídia e do Hibridismo Cultural. O recorte investigativo de tal fenômeno se dá a partir da pesquisa bibliográfica e análise de entrevistas realizadas com integrantes/fundadores da Companhia Picolino de Artes do Circo (BA) e a Cia Dani Lima (RJ), de dança. Propõe-se que a aproximação entre as duas áreas pode ser entendida como uma solução adaptativa, que vem permitindo a continuidade de suas atividades frente às intensas mudanças socioculturais da atualidade, transformando irreversivelmente os seus campos.
Palavras-chave: Dança; Circo; Corpo; Coevolução; Hibridismo cultural.

Abstract: This study aims to investigate the hybridization process that has been taking place in the contemporary scene between the artistic fields of dance and circus. It is based on studies conducted in the areas of General Systems Theory, “Corpomídia” Theory, and Cultural Hybridism Theory. We brought to the research field two Brazilian companies: Picolino Company of the Circus Arts (BA) and Cia Dani Lima (RJ), a dance company. The outline of such investigative phenomenon appears from the literature review and interviews with members / founders of these two companies, about their creative processes. This research proposes, finally, that the rapprochement between these two areas can be understood as an adaptive solution, which has allowed the continuation of their activity in the face of nowadays intense social-cultural changes, irreversibly transforming their fields.
Keywords: Dança; Circo; Corpo; Coevolução; Hibridismo cultural.

Resumen: El presente trabajo aborda cuestiones sobre el proceso de hibridación que viene ocurriendo entre los campos artísticos de la danza y del circo em la encena contemporânea, apoyandose, principalmente em estúdios realizados em las áreas de la “Teoria General de los Sistemas, Teoria del Corpomídia y de la Hibridación Cultural. El recorte investigativo de tal fenómeno sucede a partir de la búsqueda bibliográfica y análisis de entrevistas realizadas com integrantes/fundadores de la Compañía Picolino de Artes del Circo y Compañía dani Lima, de danza. Se propone que la aproximacion entre las dos áreas puede ser entendida como uma solucion adaptativa que viene permitiendo la continuidad de sus actividades frente a los intensos câmbios socioculturales de la actualidad, transformando irreversibelmente sus campos.
Palabras-clave: Danza; Circo; Cuerpo; Coevolución; Hibridación Cultural.

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Ser Clown com Puccetti e Casaca – A emergência de si (pdf)

Daniel Lopes

Palhaceando pelo Brasil: um panorama sobre o ensino de palhaças e palhaços brasileiros (pdf)

Daniel Lopes

Aprendiz circense e contemplador: olhares que dialogam entre a incompletude e o acabamento (pdf)

Silva

Leave a Comment