Artigos

Discurso no picadeiro: o circo-teatro e a censura no Brasil na década de 1940 (pdf)

Macedo, Cristina Alves – “Discurso no picadeiro: o circo-teatro e a censura no Brasil na década de 1940”. IN: Anais ABRACE v. 17, n. 1, 2016.

RESUMO: Nesta comunicação, tem-se por objetivo tratar sobre o Circo-Teatro, analisando a peça E o céu uniu duas almas ou Nem a morte nos separa, de Helen Fantucci de Mello, que passou pelo processo de censura vigorante na década de 1940. Nesse período, o poder público buscou regular o conteúdo dos bens culturais que a população brasileira poderia acessar, controlando o que podia ser assistido, ou não, em palcos, ruas e picadeiros, avaliando as produções em aprovada, aprovada com restrições ou não aprovada. A peça tratada nesta comunicação passou por esse processo de censura e acabou sendo reprovada para apreciação pública. Ao identificar as Condições de Produção da censura da década de 1940, buscar-se-á verificar as Formações Discursivas dos personagens da peça e do censor que realizou a avaliação, realizando um gesto de interpretação sobre como a dramaturgia do Circo-Teatro traz para cena um conteúdo discursivo que pode estimular a reflexão sobre questões de interesse da sociedade, discorrendo a apreciação sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa.

PALAVRAS-CHAVE: Circo-Teatro. Dramaturgia. Análise do Discurso.

RESUMEN: En esta comunicación, se tiene por objetivo tratar sobre el Circo-Teatro, analizando la pieza E o céu uniu duas almas ou Nem a morte nos separa, de Helen Fantucci de Mello, que pasó por el proceso de censura vigente en la década de 1940. En ese periodo el poder público buscó regular el contenido de los bienes culturales que el pueblo brasileño podía acceder, controlando lo que podría ser asistido, o no, en los escenarios, calles y picaderos, evaluando las producciones aprobadas, aprobadas con restricciones o no aprobada. La pieza tratada em esta comunicación pasó por ese proceso de censura y acabó siendo reprobada para la apreciación pública. Al identificar las Condiciones de Producción de la censura de la década de 1940, se busca identificar las Formaciones Discursivas de los personajes de la pieza y del censor que realizó la evaluación, realizando un gesto de interpretación sobre como la dramaturgia del Circo-Teatro trae para la escena un contenido discursivo que puede estimular a reflexionar sobre cuestiones de intereses de la sociedad, debatiendo sobre la perspectiva del Análisis del Discurso francés.

PALABRAS-CLAVE: Circo-Teatro. Dramaturgia. Análisis del Discurso.

RESUME: Ce resume, a pour objetivo de parler du Cirque-Theatre, em analisant la piece E o céu uniu duas almas ou Nem a morte nos separa, de Helen Fantucci de Mello, qui est passe par la censure dans l’annee 1940. Durant cette periode, les pouvoirs publiques ont cherche a regular le contenu des bien culturels auxquels la population bresilienne pourrait avoir acces, en controlant ce qui pouvait etre presente ou non, sur les scenes, les rues, en evaluant les productions a approuver, approuvees avec restrictions ou non approuvees. La piece traitee dans ce comunique a subi la censure et a fini para etre non approuvee par l’appreciation publique. En identifiant les conditions de productions de la censure de l’annee 1940, verifier les formations discursivas des personnages de la piece et de l’agent de censure qui a realise l’evaluation, en realisant un geste d’interpretation sur comment la dramaturgie du CirqueTheatre apporte un contenu discursivo qui peut stimuler la reflection sur des questions d’interets de la societe, en faisant l’appreciation sur la perspective de l’Analise du Discours francaise.

MOT-CLEFS: Cirque-Theatre. Dramaturgie. Analise du Discours.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

O Circo como profissão: a formação em Educação Física como suporte para a carreira artística de Gustavo Arruda de Carvalho (pdf)

Silva

Série Educar – Metodologias e Ferramentas – vol. 7 (pdf)

Silva

Vida de circense: encantos e desencantos

circon

Leave a Comment