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Dramaturgia e censura no circo-teatro (pdf)

Macedo, Cristina Alves de – “Dramaturgia e censura no circo-teatro”. IN: O Circo: Ontem e hojeCadernos do GIPE CIT. Salvador BA: ano 25, n. 44, 2020.1, pp. 171-185. (Também disponível, em pdf neste site, no link: Livraria).

RESUMO: Neste artigo, discute-se sobre o circo-teatro, abordando algumas questões que tocam as relações de poder e de controle social a partir da análise do discurso materializado no texto dramatúrgico E o céu uniu duas almas ou Nem a morte nos separa, de Helen Fantucci de Mello. A peça em questão passou pelo processo de censura na década de 1940, sendo totalmente proibida para apresentação pública. Nesse período, o poder público no Brasil buscava regular e adequar todas as manifestações culturais direcionadas à população, controlando o que podia ou não ser assistido nos palcos e picadeiros, avaliando as produções artísticas como aprovada, aprovada com indicação etária ou revisão de trechos e não aprovada. A avaliação das obras artísticas era feita pela polícia, que realizava a censura, recorrendo a documentos de lei disponibilizados pelo Estado. Ao identificar que a peça era inadequada para apresentação pública, constata-se que esta transparece significados outros e, por fim, questiona-se a real descontinuidade de práticas censórias na atualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia. Circo-Teatro. Censura.

ABSTRACT: This article discuss about circus-theatre and analyse some questions about relations of power and social control, with analysis of discourse materialized in the dramaturgical text And the sky united two souls or death does not separate, of Helen Fantucci de Mello. This play went through the censorship process in the 1940, being totally prohibited for public presentation. During this period, the public authorities in Brazil pursue to regulate and adequate all cultural manifestations destined at the population, controlling what could or couldn’t seen on theatre stage and circus ring, evaluating artistic productions as approved, approved with age indication or revision of parts, or not approved. The evaluation of artistic works was realized by the police, what carried out censorship using law documents made available by the State. The identification of Helen’s play as inadequate for public presentation allows us to demonstrate that it has meanings that go beyond the limits of the text and, lastly, it is questioned the real discontinuity of censorship practices at the present.

 KEYWORDS: Dramaturgy. Circus-Theatre. Censorship.

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