CASTRO, Lili – “E o palhaço brasileiro? O que é? Parte 1: Os palhaços no Brasil Império”. In: 1 Olhar, 27.06.2017
Segundo consta no site: O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.
__________________________________
No último texto tratamos da presença de graciosos e cômicos nos tempos coloniais, vendo que momentos de comicidade e brincadeira já constaram nos primeiros relatos escritos em terras brasileiras. Prosseguindo, vamos falar um pouco sobre a atuação de palhaços no Brasil Império.
O período imperial brasileiro começa com a proclamação da independência, em de 7 de setembro de 1822, e vai até a e 15 de novembro de 1889, quando é instaurada a república. Registros encontrados sobre a presença de palhaços no Brasil durante este período foram sistematizados na pesquisa Circos e palhaços no Rio de Janeiro: Império, realizada por Daniel de Carvalho Lopes e Erminia Silva 1 . Os autores analisaram um total de 67 diferentes títulos de periódicos da época, onde encontraram 1.610 ocorrências a respeito da atuação de circenses na cidade do Rio, entre elas propagandas, críticas, sátiras, gravuras, notas e notícias. Assim foi comprovada a presença de 20 companhias circenses em território brasileiro entre os anos de 1831 e 1871. Em apenas um desses circos não foi encontrada evidência da atuação de palhaços; em todos os demais podiam-se encontrar anúncios que convidavam o público a se divertir com seus cômicos ou notas e críticas sobre o trabalho dos clowns e suas jocosidades.