Presidente: Valdemir de Souza, diretor circense, ator e palhaço, natural de Linha das Palmeiras – SC, residente em Goiânia/GO.
Vice-Presidente: Hudi da Rocha Camargo, artista circense, natural de Araçariguama – SP, residente em Votorantim/SP.
1º Secretário: Thiago Sales Claro, palhaço, professor, natural de Santa Bárbara D’Oeste – SP, residente em Americana/SP.
1ª Tesoureira: Joelma de Jesus da Costa, diretora circense, palhaça, natural de Bataguassu – MS, residente em Araraquara/SP.
Araraquara – SP
(16) 3331-5352
asfaci@gmail.com
www.asfaci.org.br • www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2080497
Twiter:http://twitter.com/asfaci
Facebook:http://pt-br.facebook.com/people/Asfaci-Associacao-Circense/100001613111980
A Asfaci foi criada em 10 de fevereiro de 2004, em Araraquara-SP, com propósito de inserção das famílias e trabalhadores circenses nas discussões para elaboração de programas de políticas públicas que respeitem a atividade circense, inclusive, as especificidades dos povos de tradição itinerante.
Desde sua fundação, a Asfaci promove encontros circenses para debater sobre a atividade, levantar problemas e apresentar propostas de solução, além de produzir mostras artísticas e espetáculos que busquem a divulgação da memória do circo.
Dentre os associados da Asfaci, participam mestres de ofícios circenses, pesquisadores, jovens aprendizes, profissionais, que trabalham em circos itinerantes e advindos de escolas de circo, grupos de teatro e outros colaboradores.
Com a finalidades de contribuir na democratização da informação, a Asfaci criou e administra o fórum virtual sobre Circo, o Circomunicando (www.grupos.com.br/group/circomunicando) que abriga mais de 800 participantes de todo o Brasil.
A associação administra o Ponto de Cultura Asfaci Núcleo Campinas onde desenvolve atividades de recuperação da memória do circo, cursos de formação e oficinas circenses às comunidades de Campinas e região.
A abertura de diálogo e consulta do Ministério da Cultura ao setor artístico-cultural como os Colegiados Setoriais de Cultura e a Conferência Nacional de Cultura, dentre outros, são espaços de atuação da Asfaci.
No Colegiado Setorial do Circo, a presidente da Asfaci foi eleita representante dos Artistas Circenses e as propostas que encaminha estão pautadas nas discussões e resoluções dos Encontros e reuniões promovidos pela Asfaci.
Tais resoluções contribuirão para o Plano Nacional do Circo, de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida, trabalho, formação, preservação e recuperação da memória circense, foco do trabalho da entidade.