Rede Circo do Rio (Rio de Janeiro-RJ)

borralhona@gmail.com


Sobre a Rede Circo do Rio

A Rede Circo do Rio é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo criada em novembro de 2008, fruto da mobilização da classe circense do Rio de Janeiro, para promover a comunicação entre os artistas, grupos e companhias, circos sociais, circos itinerantes, alunos e professores da Escola Nacional de Circo, pesquisadores e estudiosos do Estado do Rio de Janeiro, que tem por objetivo lutar por políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal para o fortalecimento e reconhecimento das Artes Circenses como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A mobilização da classe circense do Rio de Janeiro teve início em 2007, num primeiro encontro no Condomínio Cultural com a presença de João Artigos (Teatro de Anônimo), Valéria Martins (Intrépida Trupe), Geraldim Miranda (Centro Interativo de Circo) e Ana Luisa Cardoso (Palhaça Margarita).

Com a adesão de vários artistas, grupos e companhias de circo, a mobilização cresceu e transformou-se no Fórum de Circo, que se reuniu regularmente/semanalmente durante um semestre de 2007/2008. Em seguida, a pedido da Funarte, na gestão de Antonio Grassi,  Valéria Martins (Intrépida Trupe) organizou uma reunião que deu início à Câmara Setorial de Circo e elegeu Alice Viveiros de Castro como representante no Plano Nacional de Cultura.

Atualmente, a Rede Circo do Rio está representada no Colegiado Setorial de Circo, através dos seguintes articuladores:

. Ana Lamenha (ABACDI) e sua suplente Valéria Martins (Intrépida Trupe);

. João Carlos Artigos (Teatro de Anônimo), representante do segmento grupos e trupes;

. Claudio Barria (Se essa rua fosse minha), representante do segmento Circo Social e

. Alice Viveiros de Castro, suplente, representante do segmento Pesquisadores.

Na Conferência Municipal de Cultura conseguimos eleger como “delegados” os articuladores Junior Perim (Circo Crescer e Viver) e Vanda Jacques (Intrépida Trupe).

Desde a sua criação, a Rede vem conquistando importantes acões, entre elas:

– Organização do encontro com os representantes da SEC RJ;

– Inclusão do Circo no Circuito Estadual das Artes (SEC/Funarte);

– Inclusão do Circo nas Oficinas de Capacitação Artística e Técnica, em convênio estabelecido entre a SEC/FUNARTE;

– Organização do encontro com o ministro Juca Ferreira no Circo Crescer e Viver para a discussão do Plano Nacional de Cultura;

– Formação do grupo de trabalho junto à Secretaria Municipal de Cultura do RJ, após reunião com a Secretária de Cultura e sua equipe.

Para participar do fórum virtual da Rede Circo do Rio, basta enviar uma solicitação para a administração do grupo, através do e-mail: borralhona@gmail.com

Related posts

Cooperativa de Circenses da Bahia (Salvador-BA)

circon

Asfaci – Associação de Famílias e Artistas Circenses (Araraquara-SP)

circon

Associação de Circo do Rio Grande do Sul – Circo Sul (Porto Alegre – RS)

Silva

Leave a Comment