LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. Entre pilherias, chistes e jocosidades: as múltiplas facetas dos palhaços no Brasil do século XIX. REVISTA DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA, Brasília, Dossiê Palhaçarias: Caminhos Poéticos e Cômicos para Subversão v. 21, ano 7, p. 110 – 130, dez 2022.
Resumo
Entre apresentações de balonismo, ginástica, equitação, dança, pirofagia, teatro, malabarismo, magia e uma miríade de outras realizações espetaculares, a atuação dos palhaços e, portanto, a comicidade, tinha presença marcante nos espetáculos circenses no Brasil do século XIX e muitas vezes era uma das atrações
mais desejadas pelo público e comentada pela imprensa do período. Nesse sentido, almejamos analisar parte do diversificado e complexo cenário da comicidade de circense no Brasil oitocentista por meio da atuação de diversos palhaços e artistas cômicos que compunham as companhias circenses que aqui estiveram ou se formaram. Assim, visamos acessar a multiplicidade de suas apresentações e a mistura de expressões e técnicas que eram mobilizadas em suas realizações artísticas com a perspectiva de dar visibilidade e ampliar o entendimento da produção da comicidade no período. Para tanto, realizamos o levantamento, seleção e cruzamento de diferentes fontes, compondo um conjunto de documentos que englobam livros, artigos e principalmente jornais oitocentistas, em sua maioria flumiminenses, que foram consultados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ). Desse modo, consideramos o quanto os circenses e particularmente os palhaços, por meio de suas práticas, saberes e realizações diversas, foram produtores e difusores de variados empreendimentos culturais de forma original e ousada em todo o território nacional e América Latina, e o quanto a comicidade externava-se para diferentes espaços, estando, portanto, dentro e fora do circo.
Palavras-chave: Palhaço, Comicidade, Circo, História.
CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA