Cia. Casa do Palhaço – Escolinha Municipal de Circo Casa do Palhaço (Wenceslau Braz – PR)

Cia. Casa do Palhaço – Escolinha Municipal de Circo Casa do Palhaço

Formador. ator, diretor – Renato Nadalini Aguiar – Palhaço Siricotico

Rua Manoel Gil  450 – Vila Santa  Maria – Wenceslau Braz (PR)

CEP:  84950000

www.palhacosiricotico.blogspot.com.br

Facebook minha página Palhaço Siricotico.


Histórico

Escolinha Municipal de Circo Casa do Palhaço

Quando vim pra Wenceslau Braz encontrei uma realidade bem diferente da qual eu vivia, um local sem acesso à cultura, sem nenhum ponto de encontro, nem conversas que falassem sobre arte, nada, nada, eu dizia quero ir para um lugar onde não tenha nada, mas eu não sabia que seria tão desafiador.
Comecei a fazer espetáculo de graça nas escolas, às crianças não sabiam como se comportar nas apresentações, levantavam e vinham pegar minhas coisas, olhar o que tinha dentro de minha mala, queriam falar comigo, mas fui pouco a pouco fazendo um trabalho de formação de platéia, morando com meus pais eu não ganhava nada, ainda não tinha a escolinha de circo, comecei a fazer uma festinha aqui, outra ali, eu não estava acostumado a trabalhar sozinho, sempre com alguém em cena num jogo de pergunta e resposta, e agora, fazer como, fui me reinventando, o Palhaço Siricotico foi crescendo.
A convite de um amigo, professor Diego, fui fazer um espetáculo num colégio em Arapoti, a Colônia Holandesa, Rosi Rogenski a diretora gostou tanto que me convidou para dar aulas de teatro na escola, e então com a grana das aulas aluguei um barracão e montei o Centro Cultural Picadeiro que a princípio chamava assim, eu queria fazer um local onde tivesse oficinas de circo, teatro, dança, pintura, a idéia era linda, mas na prática não funcionou, ninguém estava disposto a dar aulas de graça só eu. Mas “beleza, vamos lá”, corri o comércio da cidade e consegui dinheiro pra comprar equipamentos, um deu a solda, o outro os parafusos, o outro o dinheiro, o outro a mão de obra e assim um sonho foi se consolidando, juntei um pouco de dinheiro que tinha ganhado numas oficinas que fiz pela CAC da Secretaria de Estado de Cultura onde Paulo Afonso era coordenador, e com estas economias montei a escolinha. Fiz divulgação em todas as escolas e mais de 300 inscritos, pensei: cobro R$1,00 por aluno a mensalidade e pago o aluguel, a água e a luz, blz tudo iria dar certo, no primeiro dia de aula apareceram 3 alunos, que não pagavam a mensalidade, perseverei e terminei o ano de 2003 com 12 alunos.
Um dia passeando por um bairro da cidade, coletando algumas informações sobre habilidades artísticas da população ouvi uma criança dizer: amanhã eu vou lá, na casa do palhaço, isso despertou em mim e foi batizada a Escolinha de Circo Casa do Palhaço que hoje é o nome de minha Cia. Casa do Palhaço.
Em 2004 começamos a crescer, enquanto projeto social conseguimos o apoio da prefeitura, no aluguel a princípio, dando aulas de graça por mais um tempo, consegui um salário pelo trabalho via prefeitura, equipamentos, e hoje estamos num barracão salvo de uma vedação, graças a um trabalho que realizei junto com a professora Elaine da Facibra. Eu estava passando por algum lugar quando escutei que a prefeitura iria vedar o barracão, fechar com tijolo suas portas e janelas que aquele lugar estava virando ponto de drogas, o barracão fica num lugar maravilhoso, próximo a um lago, pensei isso não pode acontecer, conversei com Elaine e fizemos uma ação neste lugar, às 8h da manhã chegamos com um som emprestamos luz de uma vizinha que morava próxima ao espaço e lá conseguimos voluntários para cortar cabelo, pintar unha, jogar xadrez, bola, dança e muitas atividades. Circundam este espaço 4 vilas e o povo foi descendo, ficamos ali o dia todo, liguei para o prefeito da época e ele apareceu lá e viu o potencial daquele lugar, fizemos mais 3 ações na vila e o local começou a ser restaurado, hoje a Escola Municipal de Circo é lá, e quem ministra aula são os ex alunos da escolinha que se formaram e atuam hoje como professores e estagiários.
Pronto, um trabalho concretizado que deixou frutos.
A Escolinha Municipal de Circo existe há 10 anos e é fruto de um sonho e de uma promessa, pois em 2003 eu estava na igreja em silêncio rezando quando senti no meu coração, agora é a hora, e eu questionei a Deus dizendo como eu vou fazer isso se não tenho dinheiro para alugar um espaço, e naquela mesma semana eu fui me apresentar na Colônia Holandesa, fui contratado para dar aulas de teatro, e naquele mesmo mês eu montei a escolinha de circo.
Hoje entendo duas coisas e as ligo em uma só, quando Laerte me dizia que o universo conspira a nosso favor, a Bíblia diz que tudo o que empreende prospera, é o sim de Deus dentro de nosso desejo em fazer o bem.

Renato Nadalini Aguiar
Palhaço Siricotico

O que me importa é seguir transformando para ser transformado!

Curriculum completo

HISTÓRICO

Related posts

Oca Payassu – oficina circense alternativa (Brasília-DF)

circon

Escola Picolino de Artes do Circo (Salvador-BA)

circon

Mundo Circo (Uberlândia – MG)

circon