Escola de Circo Social Crescer e Viver (Rio de Janeiro-RJ)

O Crescer e Viver é uma organização sem fins lucrativos que associa a cultura e as artes circenses a conceitos pedagógicos, dando forma a metodologias de educação para cidadania, desenvolvimento integral e inclusão sócio produtiva de crianças, adolescentes… adressRua Benedito Hipólito, s/n (Lona de Circo) Praça Onze
arowRio de Janeiro
star121.3972-1391
star1crescereviver@crescereviver.org.br
star2http://crescereviver.org.br/
Coordenador: Junior Perim


lona1O Crescer e Viver é uma organização sem fins lucrativos que associa a cultura e as artes circenses a conceitos pedagógicos, dando forma a metodologias de educação para cidadania, desenvolvimento integral e inclusão sócio produtiva de crianças, adolescentes e jovens de classes populares, impactando na formação de uma nova geração de sujeitos criativos e críticos, capazes e dispostos a realizar transformações em suas vidas e na vida das comunidades e contextos em que estão inseridos.


Missão

Contribuir para o desenvolvimento social e humano, utilizando a cultura e as artes circenses como elemento central de uma atuação focada na geração de múltiplas oportunidades de ascensão pessoal e coletiva para crianças, adolescentes e jovens das classes populares.

Visão
Ser referência na construção de conhecimentos e metodologias inovadoras de educação, organização e inclusão sócio-produtiva de crianças, adolescentes e jovens das classes populares, através de processos de formação, produção, difusão e fruição da cultura e das artes circenses.

Valores
Perseverança
Inovação
Cooperação
Solidariedade

A atuação social do Crescer e Viver se dá por meio da execução de projetos próprios estruturados em sua base conceitual e metodológica própria de circo social que é focada em transformar processos de ensino-aprendizagem da cultura e das artes circenses, em espaços educativos e lúdicos, onde crianças, adolescentes e jovens de classes populares descobrem e experimentam meios para o desenvolvimento de suas potencialidades intelectuais, criativas, afetivas, emocionais, sociais e físicas, colocando-as a favor da elevação da sua auto-estima, da construção da sua autonomia e do alcance dos seus objetivos pessoais e coletivos.

lona2Lona de Circo Crescer e Viver
Instalada no dia 12 de outubro de 2004 (dia das crianças), ao lado do Sambódromo, na Praça Onze – berço das tradições culturais cariocas e do circo brasileiro – a Lona de Circo Crescer e Viver vem se consolidando com um importante equipamento sóciocultural da cidade do Rio de Janeiro. Nela, além da realização de mostras, exibições e espetáculos do Crescer e Viver. Grupos, companhias e trupes das mais variadas linguagens (circo, teatro, dança, música, …), têm realizado temporadas e difundido o resultado de suas produções e montagens.

As produções são realizadas com entrada franca ou a preços populares como fonte de geração de renda para jovens beneficiários dos projetos do Crescer e Viver e, como meio para a geração de recursos voltados à sustentabilidade da organização. Desta maneira o Crescer e Viver vem afirmando a vocação do espaço como instrumento para a democratização do acesso a produção artística para pessoas residentes nas comunidades do entorno, escolas públicas, organizações não-governamentais, e fortalecendo a sua atuação de contribuir para o acesso a bens de cultura e para a formação de platéias.

Com localização privilegiada a Lona de Circo Crescer e Viver ocupa uma área de 3.000 m2 cedida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em frente a estação do Metrô Praça Onze e a uma quadra da Avenida Presidente Vargas, facilitando o acesso do público de diferentes partes da cidades às suas instalações.


Jovens artistas da ONG Crescer e Viver que contam a vida do Rei do Baião,
com trilha sonora do neto dele, Daniel Gonzaga, e direção de Ernesto Piccolo


Textos e imagens cedidas gentilmente pelo Crescer e Viver

Related posts

Circo Escola Machado de Assis (Taboão da Serra-SP)

circon

Spasso Escola Popular de Circo (Belo Horizonte-MG)

circon

Espaço Cultural Vila Esperança – Pluralidade Cultural e Educação (Goiás Velho-GO)

circon