Artigos

Gestão de circo: um campo de atuação profissional (des)conhecido? (pdf)

Emmendoerfer, Magnus Luiz; Martins, Bárbara Calçado Lopes –  “Gestão de circo: um campo de atuação profissional (des)conhecido?”. In: Tourism & Management Studies. Faro: TMStudies vol.9 no.2 Faro jul. 2013

 

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é compreender a gestão de organizações circenses (circos) no Brasil. Para alcança-lo foram realizadas entrevistas e aplicaram-se questionários com proprietários e artistas de circos, cujos dados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Como conclusões, observou-se que a estrutura organizacional e as práticas de educação para competências circenses são importantes para se pensar na preservação do conteúdo artístico dos circos, mesmo quando são necessárias mudanças em sua organização, que é envolvida por singularidades de cada tipo de circo: o tradicional e o não tradicional. Verificou-se que, apesar das leis e políticas existentes no Brasil, o capital circense se mantém “vivo”, principalmente, pela gestão relativamente simples conduzida pelo agrupamento familiar e pelos artistas circenses. Conclui-se que é importante deslocar o centro das discussões sobre gestão para organizações periféricas, como os circos, no contexto da economia criativa para torná-lo um efetivo campo de trabalho para profissionais das áreas de Administração e Contabilidade.

 

CLIQUE PARA LER ESSE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

El arte como herramienta de intervención social entre jóvenes en la ciudad de Buenos Aires. La experiencia de “Circo Social del Sur” (pdf)

circon

As tramas políticas emocionais na gênese de processos organizativos em uma organização circense (pdf)

circon

Considerações sobre como tratar de circo com os novos pesquisadores (pdf)

Silva

Leave a Comment