LOSADA, Camila. Hendiduras. Una experiencia colectiva de una troupe de mujeres en Buenos Aires, Argentina. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, abr. 2023.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar, de uma perspectiva antropológica e feminista, a performance circense Hendiduras, realizada em 2022 na Universidade Nacional de San Martín em Buenos Aires, Argentina, como tese de licenciatura em Artes Cênicas focada no Circo por Victoria, Marecos e sua trupe feminina de acro-duo. Propus a exploração das dimensões da cinestesia, corporalidade, afetos e performance como produtoras de saberes corporificados e de gênero que torcem códigos heterossexuais em dois aspectos inter-relacionados: na técnica hegemônica acro-duo circense que atribui ao homem cisgênero o papel de “forte” ou “portador” e a mulher de “volante”; e no espaço cênico do circo, fazendo surgir formas coletivas e
inovadoras e dissonantes de dramatizar a feminilidade no circo. Por fim, vinculei a peça cênica com o contexto mais amplo de efervescência do movimento feminista do qual faz parte.