Artigos

Hendiduras. Una experiencia colectiva de una troupe de mujeres en Buenos Aires, Argentina (pdf)

LOSADA, Camila. Hendiduras. Una experiencia colectiva de una troupe de mujeres en Buenos Aires, Argentina. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, abr. 2023.

Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar, de uma perspectiva antropológica e feminista, a performance circense Hendiduras, realizada em 2022 na Universidade Nacional de San Martín em Buenos Aires, Argentina, como tese de licenciatura em Artes Cênicas focada no Circo por Victoria, Marecos e sua trupe feminina de acro-duo. Propus a exploração das dimensões da cinestesia, corporalidade, afetos e performance como produtoras de saberes corporificados e de gênero que torcem códigos heterossexuais em dois aspectos inter-relacionados: na técnica hegemônica acro-duo circense que atribui ao homem cisgênero o papel de “forte” ou “portador” e a mulher de “volante”; e no espaço cênico do circo, fazendo surgir formas coletivas e
inovadoras e dissonantes de dramatizar a feminilidade no circo. Por fim, vinculei a peça cênica com o contexto mais amplo de efervescência do movimento feminista do qual faz parte.

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA

Related posts

A influência das atividades circenses na formação de professores de educação física: um estudo a partir de projetos de extensão (pdf)

Silva

O Circo e as Performances Aéreas: a simulação do risco e a dissimulação da dor (pdf)

Daniel Lopes

Memória e representações da cultura popular no Circo-teatro do Bebé no Rio Grande do Sul (pdf)

Daniel Lopes

Leave a Comment