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Histórias de Teatro e Circo: intuindo conexões entre Performances Culturais e a Companhia Carroça de Mamulengos (pdf)

Gomes, Daniela Rosante – “Histórias de Teatro e Circo: intuindo conexões entre Performances Culturais e a Companhia Carroça de Mamulengos”. IN: REVISTA NUPEART, volume 22, 2019, pp. 53-60.

Mestra em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC. Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

RESUMO
O artigo tem como tema o trabalho de vida e arte da Companhia Carroça de Mamulengos. Uma companhia formada por uma família de artistas itinerantes que durante 40 anos desenvolveu sua trajetória a partir do contato com as gentes das culturas brasileiras. Como objeto de análise específico deste artigo focalizo o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, que se confunde com a própria história da família. Esta história, por sua vez, se confunde com a própria história da companhia, de forma que espetáculo, família e companhia nascem, crescem e continuam se desenvolvendo de forma integrada. Para estruturar uma reflexão analítica, me apoio no artigo “Pontes ou pontos de contato: o Cavalo-Marinho e a Arte da Performance” de Luciana Lyra. Suas reflexões sobre Performances Culturais, ação reparadora e outros conceitos e preceitos da Antropologia da Performance ajudam a pensar sobre aspectos do trabalho do grupo mambembe que se torna tradicional.
Palavras-chave: Companhia Carroça de Mamulengos. Histórias de Teatro e Circo. História Oral. Performances Culturais. Antropologia da Performance.

ABSTRACT
The article has as its theme the life and art work of Companhia Carroça de Mamulengos. A company formed by a family of itinerant artists who for 40 years developed their trajectory from the contact with the people of Brazilian cultures. As an object of specific analysis of this article I focus on the show Histories of Theater and Circus, which is confused with the family history itself. This story, in turn, merges with the history of the company itself, so that spectacle, family and company are born, grow and continue to develop in an integrated manner. To structure an analytical reflection, I rely on the article “Pontes ou pontos de contato: o Cavalo-Marinho e a Arte da Performance” by Luciana Lyra. Her reflections on Cultural Performance, restorative action, and other concepts and precepts of Performance Anthropology help us to think about aspects of the work of the mambembe group that becomes traditional.
Keywords: Companhia Carroça de Mamulengos. Histórias de Teatro e Circo. Oral History. Cultural Performances. Performance Anthropology.

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