MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro de; LOPES, Beatriz Ruffo; LARA, Larissa Michelle. Resenha: Introdução a pedagogia das Atividades circense v.1. RCBE – Revista Brasileira Ciência do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 799-805, jul./set. 2011
RESENHA DO LIVRO: INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA DAS ATIVIDADES CIRCENSES
RESUMO: Esta resenha apresenta e analisa a obra Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses, organizada por Marco Antonio Coelho Bortoleto, no sentido de elucidar sua temática, estruturação, princípios elementares do processo de ensino-aprendizagem e aspectos complementares para o professor e profissional de circo.
PALAVRAS-CHAVE: Atividades circenses; ensino; aprendizagem; educação física.
Marco Antonio Coelho Bortoleto, autor e organizador da obra Introdução à Pedagogia das Atividades Circenses, é professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou com atividades circenses tanto no Brasil, quanto em países como Espanha, Portugal, Argentina, Chile e França, sendo esta temática desenvolvida junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (CIRCUS/FEF/CNPq) do qual é líder. A preocupação com a carência existente no tocante aos referenciais sobre circo motivou-o a organizar a referida obra, em que participa como autor e/ou colaborador em dez capítulos dos quinze existentes. Os demais autores, de nacionalidades brasileira (em sua maioria), chilena e espanhola, integram diferentes áreas de atuação, como: educação física, artes cênicas, artes circenses, dança e nutrição. Artistas tradicionais advindos de famílias de trapezistas, acrobatas, equilibristas e especialistas em báscula, capoeira e circo também integraram a obra com entrevistas sobre as atividades circenses, sendo algumas falas dispostas em destaque nos capítulos.