Alta escola e galope livre

Diversos exercícios equestres

34altaescola1aDiversos exercícios equestres

Nesta fase do circo, a acrobacia, a dança, o funambulismo e os intermédios cômicos eram realizados quase na sua totalidade sobre o dorso dos cavalos. Considerado como o “templo do cavalo”, o espetáculo circense, com seus ginetes acrobatas e amazonas, tornou-se grande sucesso de público, além de figurar como tema de romances, poesias e pinturas. Os exercícios alternavam-se entre os volteios chamados “galopes livres” e os da “alta escola”. Nos primeiros, o artista demonstrava suas habilidades tanto no manejo de cavalos em liberdade, galopando sem cavaleiros, como cavalgando com selas ou no cavalo em pêlo. Nos segundos, cavaleiros e amazonas montavam “elegantemente cavalos soberbos treinados com rigorosa precisão”, diferenciando-se da acrobacia eqüestre por ser realizada apenas por um(a) jóquei, que fazia “diversas evoluções e passos artificiais, ditos de escola”.


Fonte: Silva, Erminia – Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Editora Altana, 2007, pp. 36-37.
Fonte da imagem: H. Cazier-Charpentier – “Cheval et art équestre”, in Lê Grande Livre du Cirque. Genève: Edito-Service S.A. – Bibliothèque des Arts. 1977 – Volume II, pp. 13-64, p. 18.

Related posts

Século XVI – Renascimento

circon

O circo de cavalinhos

circon

As Feiras – encontro da diversidade artística

circon