Commedia Dell’Arte

Entra que tem História

O trechos abaixo foram retirados do livro: Scala, Flaminio – A loucura de Isabella e outras Comédias da Commedia Dell’Arte. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2003.

Commedia Dell’Arte – tradicionalmente, situa-se o nascimento em meados do século XVI, e marca-se como ponto final no fim do século XVIII.

“São datas convencionais, conferindo à Commedia Dell’Arte dois séculos de vida, portanto. Tendemos hoje a situar o seu foco principal entre 1580 e 1630”(p. 17).

“A discussão já surge ao se tentar identificar as origens da Commedia Dell’Arte. Mas nesse caso, acredito, Marotti definiu primorosamente a questão, quando afirma que ‘Origem, em cultura, é abstração que simplifica’. Falemos pois, com ele, em nascimento. Nascimento que, como dissemos, data de 1545. Surge a profissão teatral dos cômicos italianos, surge a nova realidade, a companhia teatral.

De pouco adianta discutir de onde teriam vindo inspiração, técnicas e repertório. Nada se cria do nada. Parece lógico supor, portanto, que esse novo modus operandi dos atores, esse ‘corpo’ vivo que é a companhia, tenha atraído a si diversas das ‘práticas culturais’ pré-existentes e aquelas pessoas que já gravitavam ao redor do fazer espetáculo ou festa, assimilando-as e criando a nova realidade: espetáculos teatrais ‘totais’, com representação, cantos, danças, exibições de diversas habilidades e verdadeiras acrobacias, concentrando diversas competências cênicas.” (p. 20)

Related posts

As Feiras – encontro da diversidade artística

circon

Antecedentes Arquitetônicos – século XVIII

circon

Antecedentes Arquitetônicos – século XVIII

circon