Geometrias dos Carrosséis – século XVII

 

25geometria2aDurante o século XVII e XVIII, os laboriosos trabalhos de adestramento do cavalo também eram projetos de educar os cavaleiros que, naquele momento, era julgado mais por sua manutenção, seus trajes e apresentação de seu cavalo, do que por suas virtudes morais e guerreiras. As apresentações realizadas para a corte que o rei convidava, fazia parte, agora, de um cerimonial. Para tanto eram desenhados todos os movimentos que os cavaleiros deveriam realizar no espetáculo.No desenho acima temos uma gravura de  Gravura de Crispin de Pas, L’Instruction du roi en l’exercice de monter a cheval (Instrução do rei no exercício de montar a cavalo), Amsterdã, 1666.

No desenho abaixo, de Jacques CAllot, Guerra di Belleze, Paris, 1616. são diversas figuras que indicavam  as posições que os cavaleiros e infantes teriam no carrossel e o formato geométrico que centenas de cavalos e soldados iriam desenvolver. O controle do animal revelava o grau de adestramento e aperfeiçoamento do animal, mas, principalmente, o controle e postura do cavaleiro sobre o animal.

25geometria1a


Fonte: Dupavillon, Christian – Architectures du cirque – des origines à nous jours. Paris: Éditions du Moniteur (Groupe Moniteur), 2001, p. 15.

 

Related posts

Commedia Dell’Arte

circon

Pela primeira vez o nome Circo – c. de 1785

circon

As Feiras - encontro da diversidade artística

circon