1890-1914: no tempo das certezas

COSTA, Angela Marques da  e  SCHWARCZ, Lilia Moritz Schwarcz. 1890-1914: no tempo das certezastempo_certezas. São Paulo: Companhia das letras, 2000.
Edição: 1ª Edição
184 páginas

 

 

 

 

Sinopse: Civilização, progresso, velocidade – o final do século XIX representa o momento triunfal de uma certa modernidade que não podia esperar. Mas, como mostram as autoras deste livro, esses ‘tempos modernos’ traziam seus limites – veneno e antídoto, a ciência representava, ao mesmo tempo, a utopia e seu calvário.

Saiu na Imprensa:

Galileu /   Data: 2/5/2001
1890-1914, no tempo das certezas e A corrida para o século XXI

Dante Grecco Os dois títulos fazem parte da coleção Virando Séculos. Em No Tempo das Certezas, as autoras mostram uma tela do pintor francês Claude Monet (1840-1926) em que aparece uma locomotiva envolta por nuvens de fumaça. A metáfora é clara. No final do século 19 respirava-se um ar de grandes transformações, de movimento. Eram os tempos da descoberta da luz elétrica, da pilha, do navio a vapor e do telégrafo. A humanidade deixava o obscurantismo para trás e estava pronta para desembarcar, com muito otimismo, atrás do progresso do século 20. Na segunda obra, A Corrida para o Século XXI, a tecnologia e os avanços científicos continuam fundamentais. Mas desta vez o mundo se pergunta os efeitos de conquistas tão festejadas como a revolução da eletrônica e os transgênicos. E aproveita para deixar uma dúvida no ar. Quem garante que os cientistas, um dia, por meio do conhecimento da genética, não vão decidir criar um super-homem para ‘melhorar’ a espécie? Espera-se uma próxima edição.

Related posts

A magia do circo

circon

Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown

Silva

Piolin e o circo de cavalinhos em dias lidos e vividos

circon

Leave a Comment