Caçadores de Risos: o maravilhoso mundo da palhaçaria

Reis, Demian Moreira – Caçadores de Risos – o maravilhoso mundo da palhaçaria. Salvador: EDUFBA – da Universidade Federal da Bahia,  2013.

 

 

 

 

 


Sinopse: 

O livro Caçadores de Risos – o maravilhoso mundo da palhaçaria (Edufba) de Demian Reis será lançado na 12° edição do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro. Este lançamento integra o projeto Caçadores de Risos – Rodada de Lançamentos que conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e prevê ações também no Centro de Memória do Circo e Circo Spacial em São Paulo, no I Encontro Internacional de Palhaços de Cataguases, em Minas Gerais, e por fim, na V Mostra Clown produzida pelo grupo Nutra Teatro em Brasília-DF. Serão ao todo quatro estados visitados.

Fruto da pesquisa de doutorado em Artes Cênicas no PPGAC/UFBA de Demian Reis, o livro Caçadores de Risos – o maravilhoso mundo da palhaçaria (Edufba) traz como foco a arte do palhaço através de seu aspecto dramatúrgico. O trabalho artístico dos palhaços envolve a prática de uma verdadeira usina de procedimentos da dramaturgia que variam conforme o artista, sua tradição, seu espetáculo, e seus efeitos produzem outros tantos sentidos a partir da recepção da plateia de cada apresentação. Trata-se de assunto complexo, controverso e fascinante que nos obriga a enxergar, numa forma de arte que, quando bem executada, chega a nós, espectadores, como um acontecimento tão simples, banal, bobo e besta, que dificilmente acreditamos que sequer há trabalho por trás desse efeito cômico. Riso, ações cômicas, história do palhaço e, sobretudo, exemplos da palhaçaria no cenário atual são os principais tópicos discutidos nesse livro.
Publicado 2013, o livro “Caçadores de Risos – o maravilhoso mundo da palhaçaria” (Edufba) dá sua contribuição para fomentar o diálogo, o debate e a reflexão sobre a arte do palhaço e seres que se dedicam ao riso, abordando temas relevantes a estes profissionais, diferentes perspectivas e uma diversidade de frentes de atuação. Que estas vertentes, os seus profissionais, assim como seus pesquisadores possam ser vistos e que um público mais amplo possa ter acesso à extensão da abrangência, existência e resistência desta arte tão viva ainda hoje.

Breve biografia do autor

Demian Moreira Reis, nascido em Salvador, é ator, palhaço, diretor e pesquisador. Bacharel em História pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e mestre e doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Foi professor visitante do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA e Bolsista de Pós-doutorado do CNPq.
Foi co-fundador do grupo Palhaços Para Sempre, em 2000. Criou, dirigiu e atuou em diversos espetáculos e esquetes de palhaçaria, entre os quais Ato de Clown, Tataravó, A Dama e o Palhaço e Lavando a Alma. Dirigiu vários Cabarés Artísticos e o espetáculo teatral Rosário.
Ministrou oficinas, cursos e vivências de palhaçaria em várias cidades da Bahia, entre as quais Salvador, Pintadas, Arraial da Ajuda, Ilhéus, Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Santa Maria da Vitória, Jacobina, Conceição do Coité, Alagoinhas, Camaçari, Morro do Chapéu e Porto Seguro e em circos itinerantes.

Related posts

Palhaços : multiplicidade, performance e hibridismo

Silva

Notas para a história das artes do espetáculo na província de São Paulo (SP). A temporada artística em Pindamonhangaba em 1877-1879

circon

Guia do educador de circo social: das lições de circo às lições de vida

circon