Vozes do circo social no Brasil: práticas, diálogos e reflexões (pdf)

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SANTOS RODRIGUES, Gilson; SOMME, Maria Isabel; ABREU, Denízia; OLIVEIRA, Gean Victor de (Orgs). Vozes do circo social no Brasil: práticas, diálogos e reflexões. Campinas, SP: FEF-UNICAMP, 2024.

 

PRÓLOGO: Juntos, em rede: experiências do Circo Social por múltiplas comunidades brasileiras

Em homenagem à professora,
pesquisadora do Circo e querida
amiga Erminia Silva (em memória)

O Circo Social é um fenômeno sociocultural que historicamente surge na segunda metade do século XX e cuja emergência reverbera num movimento internacional, ampliando os espaços e oportunidades de ensino de Circo, mas também de educação transformadora. Especificamente no Brasil, o Circo Social conta, desde o seu início, com a ampla presença de movimentos sociais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Com efeito, a articulação com as comunidades é um importante movimento de aproximação e diálogo com as culturas locais, especialmente aquelas comunidades e regiões das classes populares e/ou em situações de vulnerabilidade. O fenômeno supracitado surgiu pela iniciativa de muitas pessoas, artistas de rua, autodidatas, pedagogos da cultura popular, arte-educadores, coletivos sociais etc. Desta forma, o Circo Social se desenvolve com o objetivo de um empoderamento e transformação pessoal, social e comunitária de crianças e jovens das comunidades populares e/ou em situação de vulnerabilidade social. […]

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE LIVRO NA ÍNTEGRA

Related posts

2020.2 – Repertório – Periódico Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Escola de Dança. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador: UFBA/PPGAC.

Silva

Acrobacias e Acrobatas: notas para um estudo do corpo

circon

O Riso

circon