Circo – Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil – 2º Edição (Revisada e Ampliada)

SILVA, Erminia. Circo – Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Itaú Cultural; Editora WMF Martins Fontes, 2022.

Sinopse

Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil, uma parceria do Itaú Cultural com a editora WMF Martins Fontes, é a biografia do palhaço, acrobata, ator, instrumentista, compositor, ensaiador, dramaturgo e empresário Benjamim de Oliveira feita pela historiadora Erminia Silva.

Com um amplo e bem documentado levantamento histórico da vida deste artista múltiplo, um palhaço de pele negra que não aceitou o papel subalterno reservado a ele pela cultura branca dominante, a autora, que é uma das mais importantes pesquisadoras dessa linguagem no Brasil, fala também sobre o desenvolvimento do circo no país a partir do final do século XVIII.

Erminia faz a figura ímpar de Benjamim transitar pela rica história das famílias circenses, brasileiras e estrangeiras, que encantaram multidões, e revela preciosidades sobre outros artistas da época também formados na escola do circo: uma escola informal, mas rigorosa, que transmitiu práticas e saberes seculares às novas gerações sobre esta linguagem artística complexa, dinâmica e popular que, por séculos, tem encantado gerações independentemente de gênero, faixa etária, poder aquisitivo ou grau de instrução.

“Acompanhando os passos de Benjamim, compreendi o circo como um ofício que abria um leque de atuação dos artistas, convertendo-os em verdadeiros produtores culturais. Ser conduzida pela mão do artista, de seus mestres e parceiros permitiu-me observar características significativas que compunham o conjunto do trabalho circense e acabaram por orientar este estudo: a contemporaneidade da linguagem circense, a multiplicidade da sua teatralidade, o diálogo e a mútua constitutividade que estabeleciam com os movimentos culturais da época. (…)

Não se pode estudar a história do teatro, da música, da indústria do disco, do cinema e das festas populares no Brasil sem considerar que o circo foi um dos importantes veículos de produção, divulgação e difusão dos mais variados empreendimentos culturais. Os circenses atuavam num campo ousado de originalidade e experimentação. Divulgavam e mesclavam os vários ritmos musicais e os textos teatrais, estabelecendo um´ trânsito cultural contínuo das capitais para o interior e vice-versa. É possível até mesmo afirmar que o espetáculo circense era a forma de expressão artística que maior público mobilizou durante todo o século XIX até meados do XX.”

 

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