Dramaturgias circenses : escritas em processo (pdf)

Barbosa, Diocélio Batista – Dramaturgias circenses : escritas em processo [livro eletrônico]. João Pessoa, PB : 2021, PDF –

CLIQUE AQUI PARA LER ESTE LIVRO NA ÍNTEGRA

Vários autores. Celeste Gennuso
Daniel Satin
Débora Ishikawa
Erika Mesquita
Giulia Cooper
Helder Vilela
Iara Gueller
JC Barbosa
Kelly Cheretti
Ludmila Condé
Luiz Torres Cacau
Luíza Fontes
Maria Laura Juez
Marthinha Böker
Noel Rosas
Priscila Fernandes
Rodrigo Mallet Duprat
Scher Dias

Apresentação

O trajeto
Em 2018, fui convidado pelo Departamento Nacional do SESC para integrar a equipe de oficineiros do projeto Dramaturgias daquele ano. Foi nesse contexto que surgiu a proposta de um laboratório prático-teórico, intitulado Poéticas da Dramaturgia Circense. A primeira vivência foi realizada em três cidades do Piauí, a saber: Floriano, Teresina e Parnaíba. Uma segunda edição se deu no mesmo ano, por meio do convite, dessa vez, do SESC Ceará. As vivências foram realizadas nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crato. Nessas duas primeiras experiências, os laboratórios foram voltados exclusivamente para as dramaturgias cômicas do palhaço.
Em 2020, fui selecionado para participar de uma formação conducente à obtenção do certificado em técnicas de análise e interpretação em dramaturgia circense. A formação foi promovida pelo Centre National des Arts du Cirque (CNAC), estabelecimento superior de formação e pesquisa criado, em 1985, pelo Ministério da Cultura francês, localizado na cidade de Châlons-en-Champagne, França. O curso foi dividido em três módulos e ocorreu de outubro de 2020 a fevereiro de 2021. Após a conclusão do curso, e já de volta ao Brasil, recebi dois novos convites, para oferecer um laboratório de dramaturgias para o circo, em formato remoto. A primeira delas foi no Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC), que fica sediado no Estado de Goiás, e a segunda, no SESC Bahia. Naquela ocasião, por consequência da formação na França e pela minha pesquisa de doutorado em andamento na Universidade Federal da Bahia (UFBA), muitos atravessamentos foram surgindo. Assim, o curso foi totalmente modificado, o que fez com que se ampliassem as linhas reflexivas, a fim que fosse contemplado o maior número possível de outras poéticas das artes do circo.

 

Related posts

Ato SESC – Revista Itinerante – Circo (pdf)

Daniel Lopes

A Musica Popular No Romance Brasileiro V.3

circon

Bravo Ramón !

circon