Manual ilustrado de Lira Circense. Técnicas, figuras e montagens para lira acrobática (pdf).

Carla, Cyntia – Manual ilustrado de Lira Circense. Técnicas, figuras e montagens para lira acrobática. Brasília (DF): Realização: Patrocínio: Este projeto conta com o patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, através do edital de manutenção do grupo Trupe de Argonautas – FAC 2014. Laboratório Artístico de Pesquisa e Estética (LAPE) e Trupe de Argonautas.

Pesquisa, textos e ilustração: Cyntia Carla

Revisão: Pedro Martins

Design gráfico: Maíra Zannon | Ilha Design

APRESENTAÇÃO:

Texto: Pedro Martins
Cofundador da Trupe de Argonautas,
artista, professor de circo e
gestor do ESPAÇO PÉ DiReitO

Manual ilustrado de LIRA CIRCENSE – Técnicas, figuras e montagens para lira acrobática redonda com um ponto de fixação surge da necessidade de formatar e formalizar saberes que vem sendo divulgados através da tradição oral, e mais recentemente através de tutoriais em vídeo encontrados na internet.
A formação dos integrantes da Trupe foi construída através de diversos cursos, treinamentos com os próprios integrantes, inúmeros ensaios e pesquisas. Muitas vezes recorremos a tutoriais, apostilas de técnicas circenses e profissionais que atuam no Brasil e no exterior para capacitar nosso elenco. E muitas vezes nos deparamos com materiais que dificultavam esse processo: Por sere escritos em outras línguas ou reproduções de cópias de apostilas que já tinham perdido qualidade nas imagens ou na metodologia de tão antigas ou mesmo pela nossa capacidade de ler esse material corretamente, pois parecia que faltavam algumas informações.
Muitas vezes percebemos a carência de uma didática para iniciantes e de ilustrações claras, do tipo passo a passo para facilitar a compreensão dos movimentos e truques, assim como para orientar o aprendizado na construção de sequências acrobáticas e não somente os truques ilustrados isoladamente. Percebemos também uma maior carência de publicações sobre técnicas de lira em detrimento a outras técnicas.
Claro que nos últimos anos o circo teve diversas contribuições como a apostila de trapézio fixo, de Erika Stoppel (2010), Introdução à pedagogia das atividades circenses, de Bortoleto (2008), e de Figuras e quedas para corda lisa e tecido – fundamentos, de Sugawara (2008), além dos manuais da FEDEC – Federação Europeia de Escolas Profissionalizantes de Circo que foram traduzidos recentemente.
Em 2014 inauguramos nosso curso regular de Técnicas Circenses, voltado para a comunidade. Nesse momento ficou mais clara a necessidade de produzirmos material pedagógico acessível e de qualidade. A compreensão do aprendizado é favorecida através dos desenhos e explanações de Cyntia Carla que ilustraram e facilitaram sua formação circense e de sua habilidade como professora, tanto como voluntária
no curso de técnicas circenses ministrado pelo grupo Trupe de Argonautas onde ensina técnicas de aéreos, flexibilidade e mastro para adultos, quanto na Universidade de Brasília onde leciona maquiagem, figurino, cenografia, interpretação e montagem. Artista multifacetada, intérprete de teatro, circo e dança, diretora, professora, maquiadora, cenógrafa, figurinista, premiada diversas vezes nessas áreas, Cyntia sempre foi a principal responsável por pensar a estética da Trupe. Por esse motivo ninguém melhor para fazer um manual ilustrado de técnicas em equipamentos circenses.
Em 2014 a Trupe de Argonautas recebe o patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, através do edital de manutenção do grupo Trupe de Argonautas – FAC 2014. Dentro das ações desta Manutenção de Grupos foi criado o LAPE – Laboratório de Pesquisa e Estética que uniu no primeiro ano os integrantes Cyntia Carla, Lívia Bennet, Luênia Guedes e Pedro Martins, para desenvolver trabalhos artísticos que não iriam necessariamente para os palcos, assim como os outros trabalhos da Trupe. A partir do LAPE foram criados em 2016 um livro e um documentário sobre a história do grupo fundado em 2005, clips do espetáculo Paradoxo Zumbi, uma exposição de fotos com os ensaios fotográficos Matéria Prima e Corpus lux, uma performance cênico circense para o show musical I’ll be there de Célia Porto & convidados, e por último, mas não menos importante, esse Manual de lira circense.
Espero que aproveitem essa oportunidade e que seja a primeira de muitas publicações da Trupe de Argonautas.

CLIQUE PARA LER ESTA OBRA NA ÍNTEGRA.

Related posts

Palco, salão e picadeiro em Porto Alegre no século XIX (contribuição para o estudo do processo cultural do Rio Grande do Sul)

circon

Les arts du cirque au carrefour de la professionalisation

Silva

Rebento – Revista de Artes do Espetáculo

circon