O clown visitador: comicidade, arte e lazer para crianças hospitalizadas

WUO, Ana Elvira – O clown visitador: comicidade, arte e lazer para crianças hospitalizadas. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2011.

 

 

 

 

Sinopse:

O Centro Infantil Boldrini foi o picadeiro do grande espetáculo da Ana Wuo, conhecida como Dolores Dolarria, Ao adentrar no hospital, seu semblante espalhafatoso de palhaço a todos contagiava. Num passe de mágica, os sorrisos iam se abrindo, as lágrimas se escondiam lentamente, dando lugar a um brilho sem limites nos pequenos olhos das crianças e adolescentes que lá estavam para a longa luta contra o câncer. O conviver com a dor, doenças e algumas vezes com a morte de crianças, evoca profundos sentimentos de reflexão sobre a vida. Silvia Brandalise – Diretora do Centro Infantil Boldrini;
Este livro destina-se a professores, pesquisadores e estudantes das áreas de teoria teatral, pedagogia do teatro, performance, profissionais da saúde e lazer. Trata-se de uma pesquisa empírica abordando a arte do clown junto a crianças hospitalizadas, visando buscar a veia cômica desses pacientes por meio de sua iniciação no campo do risível, como forma de favorecer a otimização das terapias aplicadas a eles, contemplando a análise acerca do estado da arte pertinente ao tema. Arão Nogueira Paranaguá de Santana – Universidade Federal do Maranhão;
 
Os livros publicados no Brasil sobre o tema da arte do clown em ambiente hospitalar são geralmente focados na experiência pioneira dos “doutores da alegria” e são referências em diversos cursos de formação em teatro, psicologia e enfermagem. O texto de Ana Wuo apresenta outra abordagem da relação entre palhaçaria e o ambiente hospitalar em toda sua complexidade. Ao acionar a figura do “clown visitador” e não do “doutor palhaço”, a autora investiga outro modo de operar nesse espaço e novas formas de integração com ele. Este livro possibilita aos alunos e pesquisadores das áreas artísticas e de saúde o contato com uma pesquisa de fôlego, desenvolvida dentro do ambiente hospitalar, unindo arte, lazer e saúde no tratamento de crianças hospitalizadas. Narciso Telles – Universidade Federal de Uberlândia.
Compras e informações: Universidade Federal de Uberlândia: vendas@edufu.ufu.br

Related posts

Brincando de Circo

Daniel Lopes

Imagens da educação no corpo. Estudo a partir da ginástica francesa no século XIX

circon

Circo Méliès. Un lugar para el encuentro. en el más amplio sentido del término, entre el cine, el circo y las variedades.

Silva