Castro, Alice Viveiros de. O Elogio da Bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Editora: Editora Família Bastos/Petrobrás, 2005.
Sinopse:
Se a alegria faz parte do brasileiro, o circo e sua magia fazem parte da alegria. E alguém imaginaria um circo sem palhaço? O palhaço brasileiro vem de raízes diferentes e se expressa com linguagem absolutamente pessoal nas diversas regiões do país. Há desde o animador das pastorinhas ao Catirina do bumba-meu-boi, chegando aos palhaços de circo que fizeram escola e a alegria de gerações. Este livro aborda também outro aspecto deixado de lado quando se fala em palhaço – sua função social, direta e sem disfarce. São os ‘Doutores da alegria’ nos hospitais, os ‘Palhaços sem fronteiras’ nas zonas de conflito armado. Este livro traz os seguintes temas – Palhaços sagrados e profanos; O cômico na Idade Média e no Renascimento; O clown e o palhaço de circo; E no Brasil?; Um jeito brasileiro de ser palhaço; Palhaços de folias e folguedos; Grandes palhaços do Brasil; A festa continua!; A ética do riso.
NOVIDADE! NOVIDADE! NOVIDADE!
Um dos melhores presentes que a Equipe Circonteúdo recebeu de Alice Viveiros de Castro para compartilharmos com todxs: a disponibilização em pdf de sua obra prima O Elogio da Bobagem – palhaços no Brasil e no mundo.
Junto com o livro realizamos entrevista inédita com a autora. CONFIRAM !!!
Ver Resenho escrita por Erminia Silva: O Elogia da Bobagem acessível a todxs!
Ver: Entrevista realizada por Circonteudo com Alice Viveiros de Castro, por ocasião da permissão da autora, para o site Circunteudo, de divulgar a versão em pdf de seu livro: O elogio da bobagem.