Pão & Circo – textos, roteiros e argumentos para o picadeiro

MESSIAS, Dilmar – Pão & Circo – textos, roteiros e argumentos para o picadeiro. Porto Alegre: Editora Libretos, 2014.

 

 

 

 

Apresentação 

Textos para circo são raros em nosso país, ainda que o Circo sempre tenha exercido fascínio sobre as novas gerações. No livro Pão & Circo, Dilmar Messias, diretor e dramaturgo, apresenta sua obra, concebida para o picadeiro, editada em forma de textos, roteiros e argumentos. Com este livro, o instrumental as companhias de circo poderão enriquecer suas apresentações com o lirismo característico do autor. Pão & Circo se constitui numa grande contribuição para artistas, estudiosos, aficionados da arte circense e público em geral.

Constam do livro os seguintes trabalhos: Cyrano nas Nuvens, O Mundo da Lua, Cabaré, Misto Quente, Gran Circo Irmãos Siqueira – Circo Mágico, Pão & Circo e Circo Eletrônico.

O livro, que apresenta diversas fotos das montagens realizadas pelo Circo Girassol, criado por Dilmar Messias há 15 anos, traz ainda um glossário da linguagem do palco/picadeiro e instrumentos de cena.

Dilmar Messias é autor, dramaturgo e diretor de teatro. Também atua, cria cenários, ilumina e produz seus espetáculos. É um dos diretores mais premiados do teatro gaúcho. Em 1976, inovou a dramaturgia do circo-teatro com a montagem do espetáculo Hoje é Dia de Rock, do mineiro José Vicente, no Circo Teatro Catavento. E daí, não parou mais.

Seu projeto, Circo Teatro Girassol, há 15 anos vem percorrendo o interior do Rio Grande do Sul e do país com grande sucesso e mantém a Escola de Teatro e Artes Circences e o Programa Circo para Todos, com o qual atende crianças da comunidade em Porto Alegre.

FONTE: www.libretos.com.br

Related posts

REVISTA DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA, Brasília, Dossiê Palhaçarias: Caminhos Poéticos e Cômicos para Subversão v. 21, ano 7, 2022 (pdf)

Daniel Lopes

Saberes de Circo – Revista Colaborativa del Circo Chileno 10a. edición (pdf)

Silva

Noites circenses – espetáculo de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX.

circon