Autor: Michelle Silveira da Silva (Organizadora)
Editora: Palhaçaria Feminina
Ano: 2013
Edição: 2º Edição
Páginas: não informado
Onde Encontrar: Michelle Silveira da Silva: mulherespalhacas@gmail.com
Sinopse:
2013 é o segundo ano em que a Revista Palhaçaria Feminina ganha forma. Com uma temática clara e norteadora das escritas, ou mesmo como uma inspiração para escrever sobre suas histórias, experiências e descobertas, a Revista vem abordar os espaços de atuação das mulheres palhaças do Brasil.
Somos conhecedores do quanto este movimento é recente, mas forte e que vem se consolidando a cada ano, com iniciativas que se unem no movimento de valorização, qualificação e profissionalização das mulheres palhaças.
O intuito da segunda edição desta revista é revelar os espaços que estão sendo ocupados pela palhaçaria feminina, apresentando a forma de ocupação, atuação, dificuldades, conquistas e desafios que ainda tecemos. Ao receber e ler os textos encaminhados, tive a certeza de que já na segunda edição da revista nos encaminhamos para a solidificação de mais um projeto importante. A intenção de criar esta revista, foi num primeiro momento mostrar as palhaças do Brasil, apresentá-las, trazê-las a público e registrar sua existência. Feito isso, entendemos a necessidade de criar espaços de discussões de temáticas que nos dizem respeito e não só a nós mulheres, mas a todos os interessados pela arte da palhaçaria em geral. Os textos encaminhados para esta edição demonstram o quanto as palhaças estão se tornando cada vez mais atuantes, tanto na produção artística de espetáculos, cenas e projetos, como também em iniciativas que visem a sustentabilidade de seus grupos e demais artistas da linguagem, assim como também estão pensando e produzindo textos que registrem, discutam, questionem e valorizem a comicidade feminina.
Nas próximas páginas você vai se encontrar com a sensibilidade feminina atuando em hospitais deste país, contribuindo junto com seus companheiros de cena para a humanização e resignificação destes espaços, descobrindo como abordar assuntos delicados como a dor e a morte, de forma poética, clownesca e graciosa.
Ao virar a página, você vai se encantar com palhaças brincantes, atuando nas ruas deste país, abrindo rodas nas praças, estabelecendo contato direto com o público, ombro a ombro. Mais adiante surgirão palhaças saídas do meio das florestas, “aparições” que preparam a travessia em pequenas canoas e chegam ao seu destino, o riso, a brincadeira coletiva, o encantamento dos moradores do Amazonas. Algumas palhaças não pedirão permissão para emocioná-lo, mas certamente o farão no momento em que frente a frente com a grade que de um lado aprisiona e do outro liberta, vão lhe contar uma história de encontros, de risos, de mulheres no cárcere.
As palhaças que até então lutaram para protagonizar o picadeiro, aqui desfilam sua graciosidade e experiência adquiridas com os grandes mestres da palhaçaria clássica, apresentando suas propostas de integrar o cômico feminino a visão tradicional do circo.
Nas páginas seguintes, e não necessariamente nesta ordem, muitos serão os encontros revelados, palhaças atuantes em festivais, lutando pela sustentabilidade das mulheres e buscando recursos para promover bons encontros.
Que esta leitura possa ser produtiva, fruto de conhecimento, reflexão e inspiração para os leitores, homens, mulheres, artistas e a quem quer que seja um admirador da comicidade em geral.
Texto de Michelle Silveira da Silva – Palhaça Barrica, publicado no Blog mulherespalhaças
Compõe a revista os seguintes textos:
Artigos científicos de: Andrea Flores, Elaine Nascimento e Raquel Franco de Almeida
Relatos de: Antônia Vilarinho, Ana Elvira Wuo, Enne Marx, Vera Abbud e Paola Mussati, Las Cabaças, Manoela Castelo Branco, Val de Carvalho, Lily Cursio, Vanderlei Will, Nara Menezes, Michelle Silveira da Silva, Manon Alves e Karla Concá.
Entrevista com Angela de Castro.
Dicas de maquiagem com Gabi Leite
Dicas de roupas com Lia Motta
Dicas de músicas com Alessandra Nogueira
Dicas de filmes com Rhaisa Muniz
A palavra da Monsieur com Luana Di Lua.
Como adquirir?
1) Envie um email para este endereço: mulherespalhacas@gmail.com;
2) Solicite o número de exemplares desejado;
3) O email será respondido com o número da conta onde o valor deve ser depositado;
4) Depois do depósito encaminhe por email cópia do comprovante de depósito;
5) Em breve será postado via correio seus exemplares da revista.