Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida (pdf)

Martins, Bene; Charone, Olinda; Maués, Marton (organizadores):  Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida (recurso eletrônico). Belém: Programa de Pós-Graduação em Artes/UFPA, 2019. – (Memória; 4 ).

Sendo um conceito polissêmico e tentacular, a dramaturgia afigura-se-nos como uma gigantesca hidra da qual irrompem múltiplas cabeças: um conceito hidra em cujo centro reside a função de estruturar, quer o texto dramático, de um ponto de vista mais tradicional, quer a globalidade dos materiais cênicos, numa perspectiva pós-brechtiana […] cada novo impulso artístico reformula o significado de dramaturgia, amplia-o e transforma-o, acrescentando-lhe uma outra ramificação, sem, contudo, anular os sentidos anteriores, ou seja, sem cortar as antigas cabeças. Por isso se trata de um conceito plural em que o contexto e a especificidade da sua prática determinam o seu significado particular.
Ana Pais

SUMÁRIO
Apresentação
Bene Martins …………………………………………………………………………………. 09
Autorretrato de uma dramaturgia: mito e história, cotidiano e violência
Nereide Santiago ……………………………………………………………………………. 11
A dramaturgia como disparador de acontecimentos conviviais
Victor Nóvoa ………………………………………………………………………………… 34
Circo-teatro e suas dramaturgias
Ermínia Silva ………………………………………………………………………………… 53
Criar a realidade do futuro através da dramaturgia do presente
Ricardo Cabaça …………………………………………………………………………….. 67
Esenumenkanto pata’se (Lugar de assistir algo) Dramaturgia criada nas
Aulas de línguas e culturas Macuxi e Wapichana .
Ananda Machado …………………………………………………………………………. 80
Dossiê espetáculos
Manifesto: Pauta Negra
Ingrid Gomes ………………………………………………………………………………. 96
A vingança de Ringo
Marton Maués ……………………………………………………………………………. 108
Curupirá .
Andréa Flores ……………………………………………………………………………. 117
Meu amigo inglês
Mário Zumba …………………………………………………………………………….. 131

APRESENTAÇÃO
Há quase uma década iniciamos o I Seminário de Dramaturgia Amazônida, cientes de que, ao numerar algo, compactuamos com a sina da continuidade. Pois bem, cá estamos com os resultados do IX Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida, realizado em maio/2019. Os seminários mantêm a finalidade de propor diálogos sobre dramaturgias, nas suas inúmeras especificidades ou numa espécie de “hidra de múltiplas cabeças”, conforme epígrafe, de Ana Cristina Nunes Pais. O evento é uma das ações do projeto de pesquisa: Memória da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico. Este projeto teve início em 2009, com o compromisso de compor Acervo de peças teatrais do Pará, inicialmente. Desde então, tem sido renovado e, certamente, o será por muitos anos, devido à abrangência – pretendemos estender aos municípios do Pará e já iniciamos as buscas em outros estados da região Amazônica – e à quantidade de peças espalhadas por lugares outros, além das bibliotecas: clubes, acervos particulares, igrejas e, ainda, os novos dramaturgos em constante processo de escrita.
(…)

Bene Martins

CLIQUE PARA LER ESTE LIVRO NA ÍNTEGRA

Related posts

Pequena História da Música

circon

Dicionário do folclore brasileiro

circon

Antes de los aplausos. Fotografia de Circo

Silva