Um Brasil de Circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930 (pdf).

LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. Um Brasil de Circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930. Campinas: Circonteudo/Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo (2019), 2022.

Um Brasil de Circos é trabalho primoroso. A partir do mapeamento de quarenta e duas empresas circenses que fizeram temporadas no Rio de Janeiro entre os anos 1830 e 1930, os autores vão além de um criterioso levantamento estatístico. Com informações colhidas em jornais da época, em anúncios, notícias e comentários, programas, folhetos e outros meios impressos, Daniel e Erminia revelam, em análises agudas, o universo rico e complexo das atividades dos circos no Brasil. Lançam o leitor nas imagens de um período histórico do Brasil, traduzem a importância dessa linguagem e nos fazem vislumbrar não só a riqueza dos saberes e práticas de artistas circenses, como também a variedade da configuração de espetáculos que dialogavam, com imensa liberdade, com outras linguagens artísticas, populares e eruditas. E vão ainda um pouco além: dão-nos informações históricas sobre a gênese e o desenvolvimento da linguagem, bem como dados artístico-biográficos dos principais artistas circenses da época. Apresentam, por exemplo, a figura verdadeiramente fantástica do artista, empresário e empreendedor Bartholomeu Corrêa da Silva, proprietário do Circo Olímpico da Guarda Velha. Uma figura que poderia ser protagonista de um romance histórico ou série televisiva dados o alcance e o interesse que sua trajetória nos provoca. E ele é apenas uma entre várias outras figuras de relevo.

Luís Alberto de Abreu

“Ver um trabalho desses realizado é algo tão lindo, tão forte! Um marco, um trabalho danado de bom, de bem feito, de importante! Cada Companhia, cada família, cada artista sendo resgatado do olvido, da nuvem de esquecimento, do pó que os escondia…”
Alice Viveiros de Castro (Acrobata mental)

“Um Brasil de Circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930” es una obra impactante, no solo por sus 524 páginas repletas de datos rigorosamente presentados de 42 compañías circenses que actuaron em Río de Janeiro en el período estudiado, sino también por su sólida organización y su aporte fundamental para la historia de las artes circenses en particular, y de las artes y la historia social en general.”
Julieta Infantino (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y TécnicasCONICETE/Argentina)

“Um Brasil de circos vem na esteira de outras produções acerca da história do circo no Brasil, realizadas anteriormente por esses dois pesquisadores que há alguns anos já caminham juntos, garimpando, organizando, analisando, tecendo histórias e partilhando saberes sobre as artes circenses no Brasil.”
Lara Rocho (Historiadora e artistas circense)

“Un trabajo notable, que recoge con cuidada precisión y minuciosidad, y desde las más variadas fuentes, la riquísima actividad circense que deleitó a la sociedad de ese país durante el siglo XIX hasta comienzos del Siglo XX.”
Pilar Ducci González (Pesquisadora da história do circo chileno)

“O livro Um Brasil de circos: a produção da linguagem circense do século XIX aos anos de 1930 é de uma preciosidade ímpar, deixando o leitor maravilhado com tantas informações, tantas reflexões e tantos detalhes.”
Rodrigo Mallet Duprat (Coordenador da Escola do Futuro em Artes Basileu – França – GO)

“En primer lugar, quisiera destacar la relevancia histórica, académica pero también política de este trabajo, fundamental para visibilizar la riqueza regional del circo como expresión artística central desde el S. XIX”. Virginia Alonso (Instituto Superior de Educación Fisica – ISEF – Uruguai)

CLIQUE PARA LER ESTE TEXTO NA ÍNTEGRA

Related posts

Pará de Minas em Tempo de Literatura – Ensaios

circon

Desrespeitável Público – O circo como possibilidade de resistência durante o Holocausto (pdf)

Daniel Lopes

Manual de Maestrim (E-book)

Daniel Lopes