Artigos

Melodrama, o espetáculo e suas categorias (pdf)

Camargo, Robson Corrêa de – “Melodrama, o espetáculo e suas categorias”. IN: IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2005.

O melodrama, desde o começo do século XIX, sempre foi uma forma teatral de muita força na Rússia. Particularmente em 1927, temos dois acontecimentos centrais em sua história: um dos textos centrais do melodrama, Dois Órfãos, de Adolphe D’Ennery e Eugène Cormon, foi adaptado e encenado no Teatro de Arte de Moscou, com interessante preparação de atores feita por Stanislavski, com o nome de As Irmãs Gérardii ; neste mesmo ano, um importante estudo foi publicado por Sergei Balukhatii (1892-1945), na revista dos formalistas russos, descrevendo alguns dos mecanismos do melodrama e analisando seus princípios estéticos, além de preocupar-se com as suas estruturas dramáticas e espetaculares e com a sua forma composicional (GEROULD, 1980).
Esses dois trabalhos são centrais no entendimento do melodrama como construção cênica. Balukhatii pesquisou os melodramas franceses traduzidos e encenados na Rússia nos últimos 25 anos do século XIX, a partir dos manuscritos da Biblioteca de Teatro Russo de Leningrado. Balukhatii, já no início do século XX, desejava evitar uma interpretação puramente literária e buscava entender a forma da cena melodramática. Vamos sintetizar algumas de suas contribuições.

Palavras-chave: melodrama, formalismo, Sergei Balukhatii

CLIQUE PARA LER ESTE ARTIGO NA ÍNTEGRA.

Related posts

Quem zomba de quem? Dos bufões de hoje às técnicas revisitadas (pdf)

Daniel Lopes

Dia de Circo

circon

Circus Bodies Defy the Risk of Falling (pdf)

Silva

Leave a Comment