Camargo, Robson Corrêa de – “Melodrama, o espetáculo e suas categorias”. IN: IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2005.
O melodrama, desde o começo do século XIX, sempre foi uma forma teatral de muita força na Rússia. Particularmente em 1927, temos dois acontecimentos centrais em sua história: um dos textos centrais do melodrama, Dois Órfãos, de Adolphe D’Ennery e Eugène Cormon, foi adaptado e encenado no Teatro de Arte de Moscou, com interessante preparação de atores feita por Stanislavski, com o nome de As Irmãs Gérardii ; neste mesmo ano, um importante estudo foi publicado por Sergei Balukhatii (1892-1945), na revista dos formalistas russos, descrevendo alguns dos mecanismos do melodrama e analisando seus princípios estéticos, além de preocupar-se com as suas estruturas dramáticas e espetaculares e com a sua forma composicional (GEROULD, 1980).
Esses dois trabalhos são centrais no entendimento do melodrama como construção cênica. Balukhatii pesquisou os melodramas franceses traduzidos e encenados na Rússia nos últimos 25 anos do século XIX, a partir dos manuscritos da Biblioteca de Teatro Russo de Leningrado. Balukhatii, já no início do século XX, desejava evitar uma interpretação puramente literária e buscava entender a forma da cena melodramática. Vamos sintetizar algumas de suas contribuições.
Palavras-chave: melodrama, formalismo, Sergei Balukhatii