Mattos, Lívia Souza – “Música no circo brasileiro: itinerância, memória e interface com seu entorno”. IN: O Circo: Ontem e hoje. Cadernos do GIPE CIT. Salvador BA: ano 25, n. 44, 2020.1, pp. 136-152 . (Também disponível, em pdf neste site, no link: Livraria).
RESUMO: O presente trabalho aborda a música no circo brasileiro, a partir do processo relacional que se estabelecia em sua itinerância, entre o que era externo e interno às margens porosas circenses. Fala-se, sobretudo, dos circos de lona – de pequeno, médio e grande porte – partindo da sua arquitetura autônoma e volante, que acaba por constituir uma existência de chegadas e partidas, interagindo com diferentes localidades, linguagens, meios de comunicação e indivíduos. Parte-se das narrativas de circenses veteranos obtidas por entrevistas, para analisar como essas interações aconteciam – sobretudo a partir da música, utilizando a banda do circo com recorte investigativo.
PALAVRAS-CHAVE: Circo. Itinerância. Música. Memória. Banda Circense. Interação social.
ABSTRACT: The present paper approaches music in Brazilian circus as from the relational process, established in its itinerancy, between what was external and internal to the porous margins of circus culture. It regards mainly tent circuses – small, medium and large formats – considering its autonomous and movable architecture as a starting point that ends up constituting an existence of arrivals and departures, interacting with different locations, languages, communication mediums and individuals. It considers the narratives from veteran circus’ artists obtained through interviews to analyze how these interactions used to happen, especially regarding music, having the circus band as a scope of investigation.
KEYWORDS: Circus. Itinerancy. Music. Memory. Circus Band. Social Interaction