Artigos

Notícias Circenses do Litoral Paulista: Novo Espetáculo !

NOTÍCIAS CIRCENSE DO LITORAL PAULISTA:
NOVO ESPETÁCULO!

A 1ª. TRUPE CIRCENSE DE UBATUBA estreou, no dia 27 de março – Dia do Circo e do Teatro, seu novo espetáculo “CIRCO DE GRAÇA NA PRAÇA”.

Criada em março de 2009, a Trupe tem mantido uma importante constância em suas atividades artísticas, desde a criação de números para inovação de seu repertório, passando pela formação dos novos integrantes que surgem em seu elenco e mostram seus diversos talentos, até a freqüência de suas apresentações em eventos públicos e de natureza particular: Festa de São Pedro Pescador, Festival Gastronômico, Paixão de Cristo, Dia das Crianças da Cooperativa Educacional de Ubatuba, 1ª Noite Cultural Ubatuba em Revista, Aniversário da Casa do Brinquedo, Semana da Criança do Projeto Tamar, Show Mix da Fundart, Hotel Recanto das Toninhas, Inauguração da Voga Marine, além das apresentações que realiza, por iniciativa própria.

Também deu seus saltos e vôos acrobáticos fora de Ubatuba quando, em dezembro de 2010, foi contratada para se apresentar na cidade de Campinas, no evento de fim de ano da Escola Thema.

Em seu novo espetáculo, além dos números de Acrobacias de Solo, Palhaços e Perna de Pau, as novidades são o Monociclo, os Malabares e, especialmente, os textos poéticos e as músicas cantadas ao vivo pelo elenco. Essa salutar ousadia de misturar o circo “ginástico” com canções populares e textos de conteúdo lírico dá, ao espetáculo, um diferencial, em relação ao que estamos mais acostumados a ver, no gênero.

Trupe2_ubatubaO cenário é sugerido com um singelo delinear da figura de uma lona circense, feito com balões de gás e fitilho. Dentro dessa “lona” fica o picadeiro, desenhado com um tecido torcido, onde as mágicas figuras que por ali circulam causam risos e encantamento na platéia.

Ao final da apresentação, sob o acompanhamento de uma música muito apropriada, os balões são soltos e o “circo” sobe pelos ares, seguido de bolinhas de sabão, num efeito que conduz todos, do público, a acompanharem o trajeto dos balões, com o encantamento de uma lembrança remota da primeira infância, o encantamento de quem tem uma criança morando em algum lugar do inconsciente – uma criança que, um dia, já foi seduzida pela leveza de um balão subindo livremente, e que, naquele momento, volta a olhar para essa cena que parece tão eterna quanto o tempo que o balão leva para atingir o topo do céu.

Segundo a criadora e diretora artística da 1ª Trupe, Michele Mozena, a Trupe está num momento muito maduro: “Hoje, depois de tantas apresentações e experiências, ao longo desses dois anos de trabalho, nossos artistas sabem que, mais que as habilidades circenses desenvolvidas, é preciso ter uma boa comunicação com o público. A idéia dos balões, veio a partir de um espetáculo que assisti, em 1995, dirigido por Richard Riguetti. Foi tão marcante que hoje, 16 anos depois, a estamos reproduzindo.”

“CIRCO DE GRAÇA NA PRAÇA” manterá suas apresentações ao longo dos próximos meses, sempre em locais públicos e de fácil acesso.

Heyttor Barsalini – 28 de março de 2011.

Trupe3_ubatubaTrupe4_ubatubaTrupe5_ubatuba

Related posts

Círculos que não se Fecham… Experimento nº. 1

circon

Comicidade: do “corpar” clownesco como princípio móvel, flexível, risível e espontâneo na (des) formação do ator (pdf)

Silva

O Guarany no Cinema Brasileiro: visão da imprensa entre 1908 e 1926 (pdf)

Silva